quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FELIZ E BREVE(?) HISTÓRIA DOS MUXQUITOS

MuXquitos em ação na corrida do Recanto Oliveira, da família da Muxquita Bel. Na foto os Muxquitos e os amigos da Equipe X no maior evento organizado pela turma. Ano: 2010.


E aí, corredor?!

Nasceram da afinidade por um esporte e pelos mesmos gostos na vida. Se simpatizaram logo e, quando menos perceberam, já estavam extremamente amigos em um grupo de corrida que contava com uma média de 40 atletas treinando por dia, sendo que eles eram apenas 8 corredores.

A primeira corrida organizada foi o aniversário da Elaine, esposa do Cássio. Uma corrida e depois um churrasco regado a muita alegria e brincadeiras. Depois foi a vez do aniversário das amigas Lineke, Jane e Deborah. Fizeram uma festa de aniversário conjunta as três que teve início com uma noite em um bar com música ao vivo e depois, no final de semana seguinte, com a 1ª Corrida dos Amigos no Recanto Oliveira. Ainda não eram denominados MuXquitos mas já estavam com a amizade bem estreitada.

Aí veio a primeira corrida de revezamento, a Viva Bem Caixa Seguros. A galera se reuniu e o nome veio de pronto. MuXquitos, corredores que "voavam" pelos circuitos de corrida de Brasília e do Brasil. Foi uma festa a estréia e a segunda corrida de revezamento não demorou a acontecer, e foi a Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar. Lá esta a MuXquitada de novo "engolindo" o asfalto da Esplanada dos Ministérios em Brasília. E ainda teve a ECO30 que contou com a presença de alguns MuXquitos.

Aí vieram mais corridas, estas individuais, sendo que o ápice foi a Maratona Internacional do Rio de Janeiro, de julho, que além da distância de 42 km tinha também outra de 21k e mais uma de 7k. Ou seja, toda os MuXquitos poderiam correr, cada um no seu nível de condicionamento. E a grande maioria foi mesmo nos 21k, realização máxima em provas e grande conquista.

Foi depois deste grande objetivo atingido que os MuXquitos começaram, então, a desanimar. Os treinos já não faziam mais sentido e manter a pegada estava bem difícil. Sentiam-se desestimulados por não terem mais um objetivo definido no esporte e nem conseguiam estabelecer uma nova meta. Outros projetos de vida começaram a vir em primeiro plano: estudar para um concurso, a promoção no emprego, uma pós-graduação, uma lesão. Além disso, as corridas de revezamento tinham acabado.

E hoje os MuXquitos estão cada vez mais sem "voar". Claudicando treinamentos, sem vontade de correr ou se inscrever nas corridas. Jane, a capitã oficial das corridas de revezamento, está atualmente fazendo cursos com o objetivo de se qualificar mais e mais profissionalmente. Ranieri, o grande namorado e braço direito, voltou a praticar o que mais gostava: futebol. Bel começou a se dedicar às provas de concurso e atualmente está lesionada. Giovanna está às voltas com mudança de emprego. Hamilton, o maridão, sofre com pequenas dores no joelho e com o trabalho que toma conta do seu dia. Ivan, depois de se recuperar de uma lesão que o parou por 2 longos meses, agora está também às voltas com seus compromissos profissionais e viajando muito a trabalho. Cássio já não consegue, também pelos compromissos profissionais e de estudo, ter rotina nos treinos. 

Nem vou falar de Deborah, Elaine, Karine, Juliano e tantos outros potenciais MuXquitos mas que nem tiveram tempo de ingressar no grupo de amigos. 

Sobrou, ainda correndo, Jailto, o último a ingressar nos MuXquitos, e Caique, este corredor que vos escreve e que já tem na corrida um vício. Os MuXquitos devem continuar a se reunir, mais para se divertir à noite do que para correr. Os "vôos" acabaram mesmo. Uma pena.

A história dos corredores que se juntaram e formaram o grupo dos MuXquitos nas corridas de rua não terminou não. Mas a saga da Equipe X - MuXquitos acho que sim. A turma não tem mais a vontade de correr ou não tem tempo para isso. Mas foi uma breve, mais intensa existência deste grupo fabuloso de amigos que um dia tiveram juntos na corrida por prazer seu grande objetivo. Uma ótima página escrita nas páginas deste E AÍ CORREDOR. 

Será? Espero que não e que voltemos a correr juntos nas ruas da cidade, MuXquitada!

Boas passadas.


ACOMPANHE O E AÍ CORREDOR NO TWITTER

Um comentário:

Vânia Almeida disse...

Olá, vim fazer um convite,

Estou sorteando em meu blog uma inscrição para o Circuito Caixa de Corridas etapa Brasília. A inscrição dá direito a participação na corrida, é claro, e receber o kit do atleta que é composto de camiseta e medalha.

Para ganhar é fácil.

Vá no blog www.cuidandodocorpo.com , no post Circuito de Corridas da Caixa e se inscreva deixando seu nome e email para participar. O sorteio será dia 12, sexta-feira agora e a corrida dia 28/11. O percurso é de 5 e 10 km.

att.