quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DESAFIO X - FAZENDA TABOQUINHA PEDRAS E ÁGUAS

E aí, corredor?!

Uma das coisas boas de participar de uma equipe de corrida é a possibilidade de, em dias que não têm treinos ou corridas, poder confraternizar com os amigos corredores da maneira que a gente mais gosta, ou seja, correndo. E o melhor é que também temos a oportunidade de conhecer outros corredores e motivá-los a entrar de vez nesse prazeroso esporte.

E nosso amigo e professor Nirley resolveu, neste feriado de finados, dia 02 de novembro, fazer um encontro destes. E no já tradicional espaço que utilizamos para "fugir" da mesmice dos circuitos comuns da cidade, na Fazenda Taboquinha, cujo proprietário e o nosso amigo e também corredor Nilson.

Mas desta vez Nirley inovou. Ao invés do longões, de onde saíamos antes da Ponte JK até a fazenda num circuito com distância de 21 km, ele resolveu fazer-nos correr em uma deliciosa e complicada trilha dentro da mata. O desenho está aí na imagem para quem quiser repetir.

Foram mais de 60 amigos da Equipe X que aproveitaram a fria manhã de Finados, dia que tradicionalmente chove em Brasília, para correr neste inusitado local. O Desafio, denominado Fazenda Taboquinha Pedras e Águas, podia ser feito em duas distâncias, 4 km de caminhada para os iniciantes que poderiam correr se quisessem e tinham o acompanhamento do Eduardo, professor que também nos auxilia nos dias de treino, e 8 km, já destinado aos intermediários e avançados da Equipe, que já têm uma certa experiência em corridas e condicionamento físico adequado.

Fiz o circuito de 8 km, feito totalmente em estrada de terra e na mata da fazenda. Começamos correndo no gramado e descendo para a margem do rio que corta a fazenda. Passamos por uma pinguela e seguimos para a tradicional estrada de terra, cheia de cascalho e, portanto, bem escorregadia. Neste trecho, o primeiro desafio: duas grandes subidas seguidas, sendo que em uma das quais é impossível correr por conta da grande elevação e dos cascalhos (foto).

Depois, descida até o rio novamente, onde corremos margeando o mesmo e, em muitos trechos, entrando de tênis e tudo dentro dele. Um trecho bem complicado, que é mais difícil que a subida, por que além de termos que entrar na água, encharcando nossos tênis e em alguns pontos com ela até a cintura, tínhamos que passar por locais onde o pé atolava na lama e em outros passando por pedras pontudas e escorregadias.

Uma excelente experiência. Todo mundo gostou muito. Apesar da trilha bem demarcada pelo Nirley, eu e alguns amigos acabamos fazendo uma caminho diferente que deve ter reduzido a distância em uns 800m a 1k. Mas nada que deixasse a gente frustrado por que pela parte mais complicada a gente passou e venceu.

Demais. Quem foi aproveitou. E depois, barraca com frutas e salgados e um almoço delicioso servido pela Fazenda Taboquinha. Maravilha! Foi um dia de Finados completamente diferente. 

Ah! E a chuva, que ameaçou cair durante nossa corrida, só desabou depois, na hora da nossa saída.

Valeu!

Boas passadas.

Nenhum comentário: