sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CORRIDAS E TURISMO

E aí, corredor?!

Correr pelo mundo afora e aproveitar para conhecer outros lugares e culturas. Quer melhor convite para nós, corredores. A experiência de poder sair de seu habitat natural de corredor, ou seja, a cidade em que você mora para correr em outra, ou, indo mais longe, outro país, é gratificante e muito interessante neste dilema que a maioria de nós enfrenta de "manter a pegada".

Para se ter uma idéia, somente na Meia Maratona Internacional de Buenos Aires, na Argentina, uma das provas internacionais mais acessíveis para nós brasileiros, das 10 mil pessoas inscritas 1,2 mil eram brasileiras. No Rio de Janeiro, a Meia Maratona de agosto reuniu 20 mil pessoas, um número que a cada ano cresce mais e uma boa parte deste número provem de outros estados e países. Na Maratona de Chicago, uma das top five do mundo, dos 40 mil inscritos, metade, ou seja 20 mil pessoas eram de outras cidades.

E este universo já foi descoberto pelas cidades e países do mundo. Afinal, já somos adeptos do segundo esporte mais popular do Brasil, com 4,5 milhões de praticantes. E uma única prova de rua movimenta entre R$ 1,44 milhão e R$ 6 milhões, sendo que 70% desta arrecadação ficam na cidade sede e costumam ser provenientes de gastos com hospedagens, alimentação, transporte, lazer e compras.
(Fonte: Corpore)

Eu já participei de 4 provas fora de Brasília, cidade onde moro. Corri duas vezes a Volta da Pampulha e a Meia Internacional do Rio e ainda fiz minha primeira Maratona também no Rio de Janeiro este ano. Para 2010 ainda tenho já na agenda a minha terceira Volta da Pampulha, em dezembro. E junto comigo vai uma galera da Equipe X e de outras equipes de Brasília.

Na cidade, proliferam as assessorias de corrida de rua. Só no mesmo dia em que treinamos temos 4 próximas a nós. E nas provas daqui, a quantidade de barracas que vemos só aumenta. Quase toda a academia da cidade tem uma grupo de corrida, faturando alto com o esporte. E entre suas atividades está o planejamento de corridas fora de Brasília.

Para mim, que costumo dar minhas passadas na capital federal, cidade considerada um dos maiores pólos de corridas do país, participar nestas cidades foi uma experiência única por que:

  • Pude correr em um local diferente e com condições de prova mais amenas dos que enfrento em Brasília.
  • As provas aqui têm no máximo 6 mil pessoas e nas que fui sempre fiz a prova com mais de 10 mil amigos corredores, o que é interessante por que sempre corremos com alguém do lado, e muita gente mesmo.
  • A acolhida da população local nas cidades que fui é muito maior que em Brasília. Eles saem, mesmo com chuva, para nos incentivar na prova. 
As provas preferidas por nós são fora da cidade, pelo que pude constatar, são:
  • Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro - acontece no 2º semestre. Este ano foi em agosto mas ano passado, em setembro.
  • Maratona Internacional do Rio de Janeiro - acontece também no 2º semestre, geralmente no mês de julho.
  • Volta da Pampulha em Belo Horizonte - sempre no primeiro final de semana de dezembro.
  • São Silvestre em São Paulo - sempre na virada do ano, dia 31 de dezembro.
  • Maratona Internacional de São Paulo.
  • Volta da Ilha em Florianópolis - no primeiro semestre, geralmente em abril.
  • Maratona de Porto Alegre.

Ou seja, recomendo colocar na agenda, depois de um tempo treinando e correndo, uma prova fora da sua cidade. É extremamente estimulante. Pode acreditar.

Boas passadas.

Nenhum comentário: