segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PAGANDO MAIS PARA TER O UM BOM CALÇADO PARA CORRER

E aí, corredor?!

O último par de tênis que comprei para utilizar em minha prática esportiva foi um ótimo e surpreendente Saucony, marca ainda desconhecida da maioria dos brasileiros mas já consagrada nos EUA e em outros países do mundo. Um tênis leve, macio, com bom amortecimento e extremamente confortável.

Bem, mas o post aqui não é para fazer "propaganda" do Saucony, mas para novamente falar do problema da sobretaxa que a Camex imputou e aumentou para os calçados de alta performance que nós mais utilizamos, os nossos queridos e importantes companheiros os tênis.

Comecei com a história do Saucony para mencionar que ele foi o último calçado que comprei, em abril de 2010. Faz pouco tempo? Até que não se considerarmos que, no meu caso que corro e treino com o calçado, o tempo de vida útil de suas propriedades tem validade de cerca de 6 meses mais ou menos, isso se alternamos o seu uso com outro calçado. Este mês expira este prazo para a minha compra, e eu, que comprava um tênis a cada 3 meses por precaução, parei com essa história por que dinheiro, para mim, não é capim e não estou afim de gastar minha graninha comprando um Olympikus, marca da Vulcabrás que foi a única beneficiada com a sobretaxa, já que ela, por ser nacional, não teve seus calçados sobretaxados.

Veja bem, nada contra a proteção a indústria nacional, acho isso importante para nossa economia. Mas para que possamos sobretaxar um produto acredito que é importante que o fabricante nacional tenha que ter similares que, pelo menos sejam quase tão bons em tecnologia como os que vêm de fora.

Acontece que a Vulcabrás não tem tecnologia suficiente para fabricar calçados como os da Mizuno, Asics, Nike, Adidas ou mesmo Saucony. Eu, e acho que boa parte dos meus amigos corredores, simplesmente não  confiamos nossos pés aos tênis da Olympikus. E a gente, que ficou ouvindo e ainda ouve o blá blá blá de especialistas para que usemos o melhor calçado se quisermos ter vida longa nas corridas ficamos meio vendidos, perdidos mesmo nesta briga de fabricantes de calçados.

Agora, com esta guerra entre os fabricantes, um bom tênis de corrida das fabricantes "estrangeiras" teve um aumento de 50 a 60 reais e que pode aumentar já neste mês já que, além de aumentaram o valor da sobretaxa, ainda os calçados fabricados na Malásia, Vietnã e Indonésia. Agora, nós corredores que queremos comprar um calçado de performance e levamos 3 meses para fazer uma nova compra gastamos 200 reais a mais por ano para manter esta nossa necessidade.

Bom, para você que ainda não caiu a ficha sobre o assunto, a revista Runners tem uma matéria bem interessante e completa que explica bem esta história, e o quanto ela nos afeta. Leia e comprove. Está na revista impressa, edição do mês de setembro, e também no site (clique aqui para ler a matéria no site).

E é isso. Tenho que comprar um novo tênis, que será um novo Saucony, por que já se passaram 6 meses da minha última compra e não quero me lesionar. Mas já sei que vou morrer numa grana.

Boas passadas.

OBS.: Outros posts sobre o assunto - Mais Anos de Sobretaxa (SET/2010); Mais detalhes Sobre os Tênis (ABR/2010); Sobretaxa Agora é Lei (SET/2009); Mais Sobre a Sobretaxa dos Tênis (AGO/2010); Corredores Ameaçados (JUN/2009).

Nenhum comentário: