domingo, 3 de outubro de 2010

CORRIDA SEM COMPROMISSO - 13K DO EIXÃO NORTE

E aí, corredor?!

Dia de votação em todo o Brasil e eu elegi a data para mais uma corrida sem compromisso, desta vez correndo sozinho mesmo pelos cerca de 6 km de distância do Eixão Norte.

Já falei, mas não custa repetir. O Eixão é uma grande avenida de 6 faixas, 3 pra cada sentido, que corta os dois principais bairros do Plano Piloto de Brasília, a Asa Sul e a Asa Norte. A extensão de cada Eixão, sul e norte, é de aproximadamente 6 km, sendo que mais 1k fica reservado para o chamado Buraco do Tatu, um túnel que une os dois Eixões, o sul e o Norte. Aos domingos e feriados ele ele é fechado para aceso de veículos e aberto para pratica esportiva e diversão dos moradores de 6h até a 18h.

Já corri diversas vezes no Eixão Norte, sempre em provas oficiais como a Meia Maratona Internacional da Caixa e a Corrida do Fogo. Também já fiz uma Corrida Sem Compromisso, correndo com o Ivan na preparação para a Maratona do Rio de Janeiro de julho, quando fizemos o início do Eixão Norte até a altura das quadras 04 da Asa Norte. Mas nunca tinha feito uma Corrida Sem Compromisso no Eixão Norte todo, um fato inédito mesmo.

Acabei não chamando nenhum amigo para correr por conta do compromisso das eleições, já que cada um escolhe o seu momento melhor para votar e ia ser mesmo difícil encontrar alguém. Assim, resolvi dar minhas passadas sozinho. Mesmo assim, no início da minha corrida ainda encontrei uma amiga da Equipe X, que identifiquei por conta da camisa que ela estava correndo que era da Equipe. Aliás, tenho até que, desde já, pedir desculpas a ela por não saber seu nome, mas foi muito bom encontrá-la e correr junto por este pequeno trecho. Ela estava treinando para as 10 Milhas da Mizuno, prova que também estarei fazendo no dia 24 de outubro.

Bom, o Eixão Norte tem um trajeto bem mais difícil que o do Eixão Sul. Ele é cortado por grandes subidas nos 6k de extensão. Para quem está indo o sentido norte/sul as subidas são maiores e para o contrário é um pouco mais tranquilo. O que torna um bom local para condicionamento.

Encontrei, além da amiga da Equipe X, outros colegas corredores lá, conhecidos e não conhecidos. Acabei fazendo 13k, ida e volta, em 1h15, pacer médio de 5:48 min/km. Corri tranquilo, sem pressa. Os 13 km foram contados no meu GPS e acredito que tenha sido por que fui um pouco além dos limites do Eixão Norte, indo até a entrada do Buraco do Tatu. 


Comecei correndo no final do Eixão Norte, mais perto de onde moro e onde deixei meu carro. O sentido era o mais difícil - norte/sul - onde as subidas são maiores, mas sem problema por que a volta tinha mais descida. 


O tempo estava quente por conta da chuva do dia anterior que brindou a cidade, depois de mais de 120 dias de seca. Quente mais úmido, o que tornava a corrida agradável na maior parte. Só no final é que senti o forte calor e não levei água, um grande erro. Mas consegui correr e, para variar, foi muito bom correr.

Ótimo início de dia para quem nem pensava em correr. Como já falei para todos vocês, correr para mim tornou-se algo essencial, um tipo de vício. E dar minhas passadas, por mais cansando ou com preguiça que esteja, de maneira prazerosa e sem forçar demais, é algo que adoro cada vez mais. Não preciso de uma corrida oficial para me motivar atualmente. Preciso correr, arrumar um local, colocar meus equipamentos (relógio, GPS, fita de batimento cardíaco, Ipod, tênis, short, camiseta, óculos, boné, bloqueador) e me mandar. É bom demais, gente. E quando encontro conhecidos sem querer, como hoje, é muito mais maneiro ainda.

Enfim, para você que ainda não corre, sugiro que comece a brincar disso. É ótimo. E por que a corrida? Por que é fácil praticar já que qualquer local é local e você ainda tem a possibilidade de interagir com outros amigos, são muitos os adeptos hoje em dia e já é o 2º esporte mais popular do país, e com o ambiente escolhido para correr. 

Se vocês já corre, busque sempre desafios novos, de preferência aqueles que não seja apenas superar uma distância ou um tempo, mas sim algo como "quero correr x corridas este ano" para que você não perca a motivação. E corra, procure lugares diferentes, chame amigos, encontre amigos, curta o ambiente, curta conhecer seu corpo, "conversando" com ele na hora das passadas, sinta como realmente é show correr.

O resto é só alegria.

Boas passadas. 

Nenhum comentário: