terça-feira, 21 de setembro de 2010

MUXQUITOS "VOAM" NA ECO30

E aí, corredor?!

Domingo passado, dia 19 de setembro, os MuXquitos "voaram" mais uma vez pelas ruas de Brasília em mais uma corrida de revezamento. Foi a terceira prova do currículo do grupo, sendo que a primeira foi a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento em agosto, depois a Meia Maratona de Revezamento Viva Bem Caixa Seguros, no início de setembro, e agora a ECO30.

A história dos MuXquitos todos já conhecem: um grupo de amigos da Equipe X que resolveram dar um nome diferente para quando eles se reunissem em provas de revezamento e Corridas sem Compromisso. 

Na ECO30, a Equipe X - os MuXquitos foram representados pelo Cássio, Ranieri e este que vos escreve, Caique, que correram cada qual 10 km intercalados para completar os 30k de distância da prova, tendo começado o circuito o Cássio, seguido do Caique e Ranieri, cada qual fazendo duas voltas de 5k no percurso definido para a prova.

A Equipe X ainda foi representada por 3 outras equipes, sendo outro trio e mais dois sextetos.

A ECO30 foi uma prova de revezamento diferente. Primeiro, pela distância definida de 30 km, que não é utilizada para provas de revezamento. Depois, pelo fato de que as equipes, mesmo composta de 2, 3, 4 ou 6 participantes, tinha que obrigatoriamente fazer o revezamento dos atletas a cada volta. Ou seja, um atleta não pode fazer os 10k de uma vez, mas sim completar apenas uma volta de 5k a cada vez, dependendo do número de integrantes da equipe.

A prova foi realizada na Esplanada dos Ministérios, palco de tantas outras provas de rua de Brasília. A largada foi na altura da Catedral, com os atletas descendo sentido Congresso Nacional. Corremos até a pista de retorno em frente ao Congresso, para no final subirmos no sentido da Catedral. Antes de chegarmos a ela fazíamos mais um retorno até pegarmos novamente a pista do Eixo Monumental até a Catedral. Nela começamos o caminho de volta, descendo até o Congresso, inclusive na rampa. Logo no final dela, voltamos  subindo a rampa, passando pelo retorno em frente ao Congresso Nacional e indo em direção ao ponto de largada onde estavam também os postos de transição, local onde os atletas faziam as trocas.

Um clima seco e quente, acompanhado de muito vento tornou o desafio mais emocionante e cansativo. O vento vinha o tempo todo contrário, dificultando nossas passadas. Os postos de água eram suficientes, com tudo bem servido, mas estavam mal distribuídos, acumulando-se nos 2k depois nos 2,5k e finalmente o último já por volta dos 3,5, 4k.

Na primeira volta, saí errôneamente em disparada, embalado pela descida. Assim cansei rapidamente mas consegui refazer minhas passadas e fazer um ritmo mais confortável. As curvas atrapalhavam a retomada da velocidade, principalmente as do retorno. Montei minha estratégia sem saber do percurso e fui surpreendido com a pequena descida da rampa do Congresso seguida logo depois da subida. E na subida final, um forte vento contrário e poeirento atrapalhou um pouco, mas segui forte e consegui fazer os 5k e 22,40min, recorde pessoal dos 5k.

A segunda volta, já conhecendo o percurso e num horário mais seco e quente, resolvi fazer mais leve e fui tranquilo, em velocidade "de cruzeiro" o tempo todo, terminando a volta em 23,33min os 5k. Nosso trio terminou a prova em 2h49min.

A organização vacilou em algumas questões da prova. Acredito que a distribuição dos postos de água falhou um pouquinho, faltando um posto na subida final, quando os atletas estão mais cansados, principalmente os que correram mais tarde e os que fizeram mais de uma volta. Mas de resto, bela camiseta e fácil retirada de medalhas. 

Foi uma prova que, apesar das dificuldades, tornou-se justamente por isso extremamente prazerosa. Nossa equipe correu bem, tranquila, cada um fazendo a sua volta do seu jeito. Cássio começou e Ranieri terminou a prova, correndo no horário mais inóspito. Mas todos fizeram brilhantemente seu circuito.

Mais uma brilhante participação dos MuXquitos, corredores amigos da Equipe X.

Boas passadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Espero um dia chegar lá... Correr com estas adversidades, errar a estratégia e bater o recorde pessoal. Parabéns a toda equipe!

Hileida

Unknown disse...

Hileida
Realmente não foi um dia fácil para correr. Mas é sempre bom dar nossas passadas, não importa a adversidade que enfrentamos. E pra chegar lá basta começar. Vamos nessa!
Boas passadas.