quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CORRER MESMO SEM UM OBJETIVO DEFINIDO

E aí, corredor?!

Todo o início de ano a gente estabelece uma corrida como objetivo para o treinamento. Ela pode estar logo no primeiro mês do ano, ou pode ser aquela prova especial por conta da distância, do local, da dificuldade. O que importa é que torna-se a prova que escolhemos para estabelecer nosso planejamento de treinos e, enquanto ela não chega, nos empenhamos no nosso condicionamento para estarmos preparados para o desafio.

E depois que encaramos e vencemos o desafio, nosso objetivo conquistado, como manter a motivação nos treinamentos e em outras provas?

Ano passado passei por isso claramente. Tinha estabelecido como meta correr a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, prova que aconteceu em setembro e que me motivou a fazer tantas outras com o objetivo de chegar nela preparado para superá-la sem sustos. Depois de realizada a façanha, ficou uma desmotivação para treinar e, se bobeio, quase desisto de correr.

Aí acordei e vi que não podia parar apenas nesta prova. O segundo semestre estava cheio de provas interessantes para superar e não era apenas por ter enfrentado a minha "prova do ano" que deveria esmorecer nos meus treinamentos. 

Neste dia, parei de colocar como meta uma corrida para me manter motivado a treinar. Na verdade, acredito que temos que sempre colocar objetivos, até que o "bichinho da corrida" nos morda definitivamente e não é necessário que estabeleçamos metas para ter vontade de treinar e correr.

Assim, minha meta parou de ser fazer uma prova apenas superando o desafio. Queria correr, bem, aproveitando tudo do momento. Meu objetivo agora é apenas dar minhas passadas, e tentar fazer isso da maneira mais prazerosa possível. 

Depois que estabeleci isso como meta, não exista mais para mim uma "prova do ano". A gente estipula uma prova, é claro. Mas a cada desafio superado, outro é colocado. Estabeleci como meta correr pelo menos uma maratona e fiz isso em julho, novamente na linda cidade do Rio de Janeiro. Antes de chegar à essa prova, corri várias outras em Brasília. E no dia 18 de julho lá estava eu superando, não sem sacrifício, os mais de 42 km da prova.

Depois dela não parei de pensar em correr. Quero fazer uma prova em que não tenha nenhum momento de sacrifício, de pressão psicológica. E isso ainda não consegui. Corri novamente a Meia Maratona Internacional do RJ em agosto, mais uma etapa do Circuito das Estações Adidas, Capital Running Night e só venho acumulando corridas assim, mas nenhuma ainda foi perfeita, do jeito que eu quero correr.

Ou seja, se o desafio foi superado e não existe mais empolgação para continuar treinando, então estabeleça outras metas, de preferência as mais impossíveis de alcançar, mas que sejam atingíveis, para que você não perca a garra de correr, se é esse o combustível que te faz manter a "pegada". 

Mesmo que os treinos pareçam enfadonhos, não perca a motivação de fazê-los, supere sua desmotivação e crie em você novamente a vontade de correr. Não deixe que tudo o que você conseguiu conquistar para superar um desafio se perca, por que outras metas virão e tudo o que você fez será importante para superá-las.

Boas passadas.  

P.S.: Post dedicado aos amigos Ranieri e Jane, que estão um pouco desmotivados para correr, e para todos os amigos que dão uma paradinha por não terem mais aquela vontade do início.

Nenhum comentário: