segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS 2010 - ETAPA DA PRIMAVERA

E aí, corredor?!

Mais uma etapa de 2010 do Circuito das Estações Adidas aconteceu em Brasília ontem. Foi a da Primavera, terceira da série de 4 provas que compõem este charmoso evento que teve sua estréia na cidade ano passado e esta em sua 2ª edição este ano aqui. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o circuito já tem mais tempo de existência.

Todas as etapas do circuito, como todos sabem, acontecem sempre no mesmo percurso, uma vez que um dos propósitos dos organizadores é que os participantes possam, no decorrer das participações, ter a exata constatação de como anda a sua evolução no esporte.

A prova em Brasília acontece na Esplanada dos Ministérios, local onde está boa parte dos pontos turísticos mais visitados: Congresso Nacional, Catedral, Museu, Palácio do Planalto, Palácio da Justiça, Palácio do Itamarati, Panteão, Praça dos 3 Poderes. Isso torna a prova, principalmente para os visitantes, um "passeio" mais do que interessante.

Bem, vamos à minha prova. Não fiz o meu melhor tempo nos 10k (45min27 no Capital Run Night este ano) nem tão pouco o meu melhor tempo no Circuito (47min na Etapa da Primavera em 2009). Mas foi uma prova bem interessante por que foi a primeira que consegui manter um ritmo igual durante todo o trajeto, e sem me cansar tanto, tipo "velocidade de cruzeiro". Cheguei inteiro no final. Mas terminei com 49min a distância.

A prova é marcada por um início tranquilo, com uma descida forte e grande de 5k para depois voltarmos e fazer, assim, 5k de subida. Ou seja, a principal regra é aproveitar bem a descida mas não se esquecer de guardar energia para o segundo trecho da prova, que é onde "os homens se separam dos meninos".

A grande descida fiz com os amigos da Equipe X JB e Zé. Depois, na subida mantive o ritmo e segui sozinho. O tempo extremamente seco e o sol bem forte para as 9h da manhã não ajudaram muito. Além do que, voltava de umas férias no litoral e assim senti um pouco a altitude de Brasília (em certos pontos a cidade fica a mais de 1000 metros acima do nível do mar).

Mas cheguei bem, sobrando fôlego e energia. JB e Zé chegaram logo depois, com 50 minutos de prova.

Outra agravante foi que não tive uma noite de sono no dia anterior. Na verdade, praticamente "virei" o dia acordado, o que não ajuda muito por que a gente acaba chegando já cansado. Portanto, galera, não faça isso em casa. Se quiser correr bem, tenho uma boa noite de sono (rss).

Mas a prova foi ótima. Eu, que tinha abandonado neste circuito da Esplanada tão utilizado ultimamente em Brasília a distância de 10k optando por correr sempre 5k adorei este retorno à distância maior. 

E para variar, o Circuito se destaca pela quantidade de gente bonita correndo e participando do evento e pelo bom gosto do kit dos atletas, sem contar a excelente organização. Além disso, todos acabam fazendo todas as provas do circuito para poderem completar a mandala, formada pela junção das 4 medalhas recebidas em cada prova.

Agora preparar para o próximo desafio que já tem data, domingo que vem, e nome, ECO30 com os amigos muXquitos Cássio e Ranieri.

Boas passadas.

Nenhum comentário: