segunda-feira, 23 de agosto de 2010

MEIA MARATONA INTERNACIONAL DO RJ 2010 - EU FUI

E aí, corredor?!

Ontem percorri pela terceira vez na minha pequena história como corredor amador de rua a orla carioca. Corri em julho a Maratona Internacional do RJ (como todos que acompanham o blog já sabem), ano passado a Meia Internacional e neste domingo, dia 22 de agosto, repeti a dose na Meia Internacional.

Ao contrário do ano passado, este ano corri acompanhado o tempo todo pelo sol, que inundou de cor todo o trajeto da corrida. Realmente, mesmo com as dificuldades que traz para quem está correndo, fica muito mais interessante correr com o solzão iluminando a paisagem, já que a cidade fica mais colorida e o povo mais feliz.

Foram 18 mil atletas inscritos e devia ter mais ainda com os "pipocas". Todos para correr a única distância da prova, so 21k. A euforia era grande e a ansiedade de  todos maior ainda. Gente de todo o Brasil, que se identificavam por meio de placas, cartazes, bandeiras e camisas, e de vários países do mundo.
E como o sol invadiu a fria manhã de inverno, o carioca, que sempre prestigia a prova, desta vez foi em maior quantidade torcer por todos nós. Além de, durante todo o trajeto estar cercado por muitos, mas muitos corredores mesmo, ainda pude contar com as palavras de incentivo e brincadeiras do povo da cidade, que aplaudia e gritava à nossa passagem. Certamente, um ótimo revigorante.

Como tinham muitos corredores, em vários momentos tive que busca um espaço, desviando aqui e ali para continuar mantendo o meu ritmo e todo todo o cuidado para não atrapalhar ninguém, nem os que estavam em um ritmo mais lento nem aqueles que também procuravam abrir seu espaço no meio da galera. Tudo na maior civilidade e tranquilidade, sem nenhum estresse, é claro.

A prova começa logo com a subida da Avenida Niemayer. Mesmo sendo a única subida considerável, lá a multidão de corredores ainda está aglomerada e não dá para desenvolver muito. Na Orla, ao contrário do ano passado, a ciclovia foi protegida, evitando que alguns atletas "escapassem" do tumulto da pista por ali. Ali, o trecho é basicamente plano e vai assim do Leblon até o final de Copacabana, quando seguimos rumo a Botafogo passando pelos túneis.

Já no Aterro do Flamengo, parte final da prova, o trecho que considero o mais difícil. Corremos em direção ao Monumento dos Pracinhas e Marina da Glória, passando pela animação e o burburinho da chegada e subimos cerca de 4 km. Uma subida leve, que mostra-se terrível psicologicamente por se tratar de um final de prova. Depois voltamos por uns 2,5 km para aí sim cruzarmos a linha de chegada.

Enfim, a prova do Rio não é a ideal para quebra de tempo.  A não ser que você chegue bem cedo para ficar na linha de frente, logo depois da elite, fica difícil pensar em recorde. São muitas pessoas correndo e dividindo o espaço com você o tempo todo. Mas se você quiser correr uma prova tranquilo, curtindo cada momento do percurso, acho que ela é insuperável.
Cheguei com 1h53 de prova, um minuto a menos que ano passado. Meu recorde pessoal permanece sendo a Meia Maratona de Brasília deste ano, em que terminei os 21k em 1h51. Acredito que esta será a minha última porva com distância maior que 20k. Ainda posso tentar a Volta da Pampulha, que tem 18k e, no mais, muitas provas de 10k. Então, baixar de 1h50 só ano que vem. E que bom que tenho esta pequena meta para estas provas.

O melhor foi que cheguei inteiro, andando sem dificuldade e sem dores, ciente que já estaria recuperado no dia seguinte. Foi a minha melhor meia maratona até hoje com certeza. Apesar de não ter conseguido reduzir tanto o tempo em relação ao ano passado nem superar o recorde de Brasília, estive inteiro em todo o percurso e consegui manter um ritmo quase único, o que é o meu grande objetivo em qualquer corrida.

No final, antes de ir embora, pude acompanhar a chegada de outros atletas, principalmente aqueles que fizeram a prova em mais de 2h30, que mostravam toda a sua superação e emoção ao cruzar, muitos sem conter o choro diantes do objetivo conquistado.

Fazendo um comparativo entre a prova de julho, a Maratona, e esta agora, diria que a de julho é bem melhor, por que percorremos a orla inteira ou quase toda, no caso da meia maratona. Ainda, achei mais organizado o evento de julho. A única coisa que a Meia Internacional ganha é na camiseta do kit, por que a medalha da maratona é bem mais bonita também.

De qualquer forma, correr no Rio tem uma certa magia, tanto com sol quanto com chuva. E vencer os 21k da cidade maravilhosa será sempre uma conquista ímpar. Convido a todos para experimentar, vale muito à pena.

Boas passadas.

P.S.: Dedico esta corrida a Aline, que me ajudou muito a superar os 21k da prova.

Nenhum comentário: