terça-feira, 10 de agosto de 2010

"NÃO EXIJA DEMAIS DO SEU CORPO"

E aí, corredor?!

A frase acima, que coloquei entre aspas de propósito já que se trata do título do editorial do treinador físico Nuno Cobra na revista O2 de julho, é bem o que gosto de seguir para minha vida como um corredor de rua amador.

Aliás, sempre é o que leio primeiro quando a revista chega em casa. São mensagens que uso para minha vida como corredor, e que procuro passar para todos os meus amigos que também estão neste mundo das corridas, tão competitivo e, por isso mesmo, traiçoeiro como todos os esportes.

No texto, existe um trecho que encaixa bem no que considera a minha filosofia adotada para a minha prática. Nuno Cobra diz:
"Se você corre para melhorar sua qualidade de vida, lembre-se de que faz sua corrida hoje, única e exclusivamente para que possa fazê-la amanhã! Portanto, corra leve, corra gostoso... Obtenha da corrida todos os seus benefícios, melhorando sua saúde, fortificando seus sistema imunológico, aumentando sua força emocional, mental e espiritual, Dê a você esta fantástica oportunidade que a corrida promove para a fabricação de hormônios fabulosos que fornecerão a sensação única de se sentir maravilhado com a vida, tornando-a completamente diferente, saudável e feliz!

Se você corre para competir, sinta mais motivação para continuar a treinar com entusiasmo. E não se arrebente buscando tempo. Nunca exija do seu corpo nada além daquilo para o qual ele está preparado. A competição tem de ser o resultado da usa atual performance e nunca a fabricação dela. Para participar de uma competição a corrida deve ser um estímulo, não o motivo para contusões.

Seja qual for o seu objetivo, lembre-se: mais cedo ou mais tarde, seu organismo sempre virá cobrar a conta. O corpo é sábio e não falha na sua tarefa de proteger o coração - por isso acontecem as lesões. Os que se protegem conseguem correr a vida toda sem nunca se contundir. Outros vivem contundidos, têm vida atlética curta demais e quando chegarem à idade mais avançada - quando a corrida fará a maior diferença para manter a juventude - já estarão totalmente sem condições eficientes para realizar uma corrida solta, gostosa e saudável."

Apenas um trecho do editorial, interessante e elucidador, tudo aquilo que eu procuro seguir para a minha vida como corredor. Como Nuno, corro há e graças à Deus, nunca me lesionei gravemente. Uma cãibra facilmente absorvida e solucionada na maratona, que nem considero lesão, é claro. 

Aliás, como já mencionei, meu lema nas corrida é devagar e sempre. Devagar, sem exigir demais do corpo para poder correr por muito tempo ainda.

Boas passadas.

P.S.: A matéria completa de Nuno Cobra você encontra na página 98 da edição da revista O2 de julho/2010. 

Nenhum comentário: