terça-feira, 31 de agosto de 2010

5 KM EM NATAL/RN

E aí, corredor?!

Estou de férias em Natal, capital do Rio Grande do Norte, cidade de fluxo turístico constante, que possui belas praias e muito lazer voltado justamente para curtir este espaço natural tão apreciado pelo brasileiro.

Mas, como a corrida já está no sangue, resolvi fazer, junto com meu amigo Andrade, que me guiou no percurso, uma nova Corrida Sem Compromisso, em um ttrecho menor, de 5 km, que corta duas praias conhecidas da cidade, a Praia dos Artistas e a Praia do Meio. Infelizmente são praias impróprias para para banho, apesar de muita gente cair nas suas águas, mas o visual é fantástico.

Recortadas por recifes e pedras bem próximos à orla, o visual é impressionante. O pessoal brinca dizendo que dá até para vermos a ponta da África. E da casa de minha irmã, onde estou hospedado, que fica no alto, onde temos uma visão privilegiada das praias, realmente dá esta impressão.
Voltando ao circuito que fiz com o Andrade, saímos da casa da minha irmã, no bairro de Petrópolis, e descemos um ladeirão que desenbocava na Praia dos Artistas. O ladeirão tem cerca de 500 metros. Para descer "todo santo ajuda", mas a gente fica depois imaginando a volta, quando teríamos que subir tudo aquilo. Enfim, cada coisa no seu tempo.

Depois do ladeirão, já na praia dos artistas, seguimos pelo calçadão da Praia dos Artistas. Feito de pedras portuguesas, não foi tão fácil dar nossas passadas por ali por que as pedras não deixavam a gente firmar os passos. Mas tudo bem, conseguimos seguir bem. 

Até o final da Praia do Meio, seguimos um pequena parte numa pequena ciclovia, asfalto e terreno mais plano. Tudo tendo a companhia do belo visual da praia e do mar batendo forte. Aí foi o momento de voltar, nisso já havíamos percorrido metade do percurso, 2,5k.
Na volta uma dificuldade inesperada, um forte vento contrário vindo do mar que provocava uma grande resistência e fez com que a gente tivesse que forçar mais o ritmo. Se na primeira etapa do circuito fizemos tudo em pouco menos de 12 minutos, a volta parecia reservar todas as difucldades já que o grande desafio ainda estava por vir, o ladeirão.

Realmente, a volta foi mais pesada. Acompanhei Andrade em todo o calçadão, mas no ladeirão tive que impor meu ritmo e ele o dele, e segui um pouco mais ã frente. No final, vencemos o desafio e Andrade ainda impôs um belo sprint para chegar bem ao nosso ponto de largada e chegada, a casa da minha irmã.

Levamos pouco mais de 30 minutos para fazer o percurso, que mesmo sendo curto, exigiu muito por conta do vento e principalmente da intensa subida. Mas nada que pudesse parar-nos. E o mlehor foi poder correr com um novo amigo aqui em Natal, o grande corredor Andrade, guia do percurso.

Vamos ver se consigo conhecer outros pontos em Natal para colocar como bons circuitos para correr. Este já é um interessante.

Boas passadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desculpa, mas gostaria de fazer uma correção com relação as duas praias citadas sobre ser imprópria para o banho. As praias dos Artistas e a Praia do Meio...sempre estão com placas verdes que indicam próprias para o banho. Eu, particularmente, caminho todos os dias nesse trecho e as placas estão sempre verdes....apenas a praia do Forte nesse sentido é que algumas vezes se paresenta imprópria para o banho....a placa vermelha indica isso. Essas praias são monitoradas pelo IDEMA, e as placas indicam as condições para o banho nessas praias.