domingo, 13 de junho de 2010

DESAFIO 33k

E aí, corredor?!

Um dos meus planos para este ano de 2010 é correr uma Maratona, e a escolhida para isso é a Maratona Internacional Caixa Cidade do Rio de Janeiro, que vai acontecer no dia 18 de julho. Ou seja, falta pouco mais de um mês para  a prova e eu, sinceramente, ainda não sei se realmente vou encarar os mais de 42k da Maratona.

Já corri três meias maratonas, duas em Brasília e uma no Rio de Janeiro. Já enfrentei 3 anos seguidos de Volta do Lago Caixa, percorrendo, intervalado, 16k. Já encarei uma 10 Milhas da Mizuno, já fiz 19k de uma Corrida Sem Compromisso, mas ainda não fiz mais do que 21k sem parar, correndo mais de uma hora direto. Por isso a dúvida.

Pois bem, ontem fui convidado pelo Nirley, nosso treinador, para, junto com ele e Jailton, correr por um percurso estudado por ele, que tinha a distância de 33 km. Eu, Nirley e Jailton estamos inscritos para a Maratona, os únicos da Equipe X. Por isso o convite. 


Meus amigos de prova, que eu apelidei de Corrida Sem Compromisso - Desafio 33k, já são feras do asfalto: Nirley, como já mencionei, é o nosso treinador da Equipe X, uma fera das corridas; Jailton é o mais experiente corredor da Equipe e este ano fez a Volta do Lago em dupla. Ambos tem ainda no currículo duas Voltas da Ilha, de Florianópolis. Ou seja, estão mais do que conscientes e conhecem o desafio que vão enfrentar.

Por outro, eu ainda não sei o que é correr tanto tempo assim direto. E este desafio foi mais do que bem vindo neste momento, às vésperas da Maratona, para ver se consigo realmente chegar lá.

O percurso é o seguinte: início no clube da APCEF, setor de clubes norte, indo em direção à ponte JK pela L4 norte. Atravessa a ponte e pega a pista do Lago Sul até a ponte Costa e Silva, a do Pontão. Atravessa a ponte e volta, passa pelo Pier 21 indo de volta para a APCEF.

Começamos a correr 8h30 e em um ritmo tranquilo, com pacer de 6min/km e já no início este pacer diminuiu para 5,4min/km. Consegui acompanhar os feras, tranquilamente, até atravessar a ponte Costa e Silva. Depois comecei a quebrar. Isso já eram por volta de 25k e já corríamos a 2h sem parar. 

A dupla Nirley/Jailton então disparou, e eu fui ficando para trás. Simplesmente não conseguia mais acompanhá-los. As subidas e o cansaço físico começaram a dominar mas o principal, reconheço hoje, foi a fraqueza psicológica. Fui caminhar um pouquinho para tomar um gole de água e daí em diante só caí de produção e não consegui mais desenvolver direito minhas passadas.

Para completar os 33k acabei sendo vencido pelo psicológico e andei um pouco. Depois tive consciência, no mesmo dia, que poderia continuar correndo, mesmo que num ritmo bem mais lento. O que não podia era parar de correr. Mas, de qualquer forma, não foi muito o que caminhei, só que se quiser fazer os 42k, tenho que correr sem parar, conforme constatei e foi me orientado pelo Nirley.

Como não gostei do meu desempenho de ontem, estava meio que determinado a desistir da Maratona e ficar mesmo com a Meia Maratona. Hoje já não sei. Afinal, analisando detalhadamente o circuito, posso dizer que na Maratona tudo pode ser diferente. Primeiro, por que na prova teremos água a cada 3 km e ontem só tomamos uma vez, e isotônico. Segundo, tenho que considerar a questão da altitude de Brasília, já que no Rio vamos correr no nível do mar. Terceiro, acabei assumindo o ritmo de dois corredores considerados top da Equipe, que já têm uma boa experiência em provas de longa distância.


E tem mais: o percurso que fizemos tem muitas subidas. No Rio, além do Elevado do Joá e da Niemayer, o resto é tudo plano. Uma vantagem sem dúvida mas que pode nem sem tanto assim já que teremos pouca variação de altimetria, o que implica em maior repetição de movimentos.

Mais um desafio está marcado para o sábado que vem, e daí poderei chegar a uma conclusão. A vontade e encarar os 42k da Maratona, mas tudo vai depender deste teste.

De qualquer forma, foi excelente correr e acho que posso pensar em fazer, pelo menos uma vez por semana ou a cada duas vezes no mês, uma corrida de 21k para mais. É uma distância muito interessante mesmo.

Boas passadas.

Nenhum comentário: