quinta-feira, 24 de junho de 2010

CORRENDO PELO MUNDO - MARATONA DO RIO DE JANEIRO

E aí, corredor?!

Está chegando o dia da prova mais charmosa e que tem um dos circuitos mais belos do mundo, considerada assim por quem já correu lá. Estou falando da Maratona Caixa Cidade do Rio de Janeiro, que acontece no dia 18 de julho.

E o Correndo pelo Mundo do E AÍ CORREDOR não poderia deixar de falar desta prova brasileira, até por que este corredor que vos escreve estará lá tentando superar sua primeira maratona.

A prova percorre vários pontos do Rio de Janeiro, começando no badalado bairro do Recreio, na praça Tim Maia e, sempre pela orla, passando pela Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo, chegando ao Aterro do Flamengo. No percurso, além das lindas praias cariocas, ainda pode ser visto pelo corredor, por exemplo, o Pão de Açúcar, Baía de Guanabara, Marina da Glória.

Para atrair um público diverso, além dos 42k da Maratona ainda temos 21k (meia maratona) e 6k (Family Run). 

O circuito da Maratona, assim como das outras modalidades, é basicamente plano. Para quem corre os 42k, existem duas subidas, a do Elevado do Joá e a da Av. Niemayer, esta sim um pouco mais íngreme (são 2k de uma boa subida).

A prova chega aos 30 km, a distância considerada limite pela maioria dos corredores, justamente na Av. Niemayer, isso para quem vai correr a maratona. Isso torna o desafio maior para o corredor, principalmente na questão psicológica. Segundo dicas de especialistas consultados pela Revista O2, o melhor e iniciar o trecho em ritmo moderado e, à medida que o o trecho for ficando plano, prepare-se para descer por mais de 2 km, evitando acelerar de maneira exagerada.

O negócio é, pelo menos para mim, calouro de maratona, é correr tranquilo, aproveitando o visual maravilhoso e buscando o melhor ritmo afim de conseguir vencer a distância da maneira mais prazerosa possível, sem me preocupar com o tempo que estarei correndo.

Vamos ver como vai ser.

Boas passadas.

2 comentários:

Unknown disse...

Participei da minha primeira Maratona no mês passado, a Maratona de São Paulo. Treinei meus longões, sempre uma vez na semana, pelo menos, a um tempo de 5 minutos por Km. Foi o que fiz na Maratona na primeira metade. Gostei da prova e aumentei um pouquinho o ritmo, fechando a prova em 3 horas e 25 minutos. Falavam tanto das subidas e túneis que treinei bastante nas subidas, e uma das escolhidas foi a do Colorado, que me deu muita base e condicionamento. Um forte e fraternal abraço e muito boa sorte na sua jornada. Noel (noelmo@bol.com.br)

Unknown disse...

Valeu Joel

Como lhe falei, bom saber das experiências de outros colegas corredores. A subida do Colorado é punk meu camarada! Um desafio e tanto. Não só pela subida mas também pelo trânsito da BR.

Vou batalhar mas acho que conseguirei.

Muito obrigado