sábado, 19 de junho de 2010

CIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS 2010 - ETAPA DE INVERNO

E aí, corredor?!

Amanhã é dia de correr os 5k ou 10k da etapa de inverno do Circuito das Estações Adidas. Para quem quer completar a sonhada mandala, completar a prova valerá a segunda peça para a coleção

O percurso é o mesmo do ano passado, como todos sabem: 

  • 5K - Largada na altura da Biblioteca Nacional; desce sentido Congresso Nacional; passa pela Praça dos 3 Poderes; passa pelo Palácio do Planalto; retorna na altura do Corpo de Bombeiros e sobe até a chegada, que é no mesmo ponto onde foi a larga, na altura da Biblioteca Nacional.
  • 10k - Igual aos 5k até o Corpo de Bombeiros, mas ao invés de retornar, segue em direção ao retorno antes do Palácio do Jaburu, quando volta para a chegada, no mesmo ponto da largada, na altura da Biblioteca Nacional.
Então, para quem faz os 5k, prepare-se para 2,5k de subida constante. Para quem faz os 10k, são 5k de subida constante. E estes trechos são justamente na volta para a chegada, quando o cansaço é um pouco maior, mas também quando o corpo já apresenta o condicionamento ideal.

A sugestão é, para quem for fazer os 10k, tomar cuidado no início, que é de descida, para não forçar demais o ritmo e correr forte, o que pode comprometer a volta, o grande e temido subidão. É necessário poupar energia para esta volta.

Os corredores de 5k, infelizmente, têm que correr forte o tempo todo, por que é uma distância muito rápida e curta, o que não dá para facilitar se o objetivo for "quebrar" tempo. Então, no seu ritmo mais rápido, vá com tudo, procurando adotar uma estratégia que te possibilite mantê-lo por todo o percurso.

Preocupem-se, todos, com o clima. A humidade relativa do ar está baixa, mesmo pela manhã, e o vento frio contribui para esta sensação de secura. Então, nos postos de hidratação pegue água desde o primeiro, mesmo os atletas de 5k, nem que seja para jogar água no corpo. 

Eu, infelizmente, não vou comparecer à esta prova, que gosto muito. Nem tanto pelo circuito, mas pelo charme da corrida e do excelente kit que ela apresenta. Para quem quis, as inscrições, de maneira inédita, ainda estavam sendo vendidas hoje na loja da Adidas do Park Shopping, onde este desejado kit estava sendo distribuído.

Boas passadas.

Nenhum comentário: