domingo, 9 de maio de 2010

MARATONA DO RIO, DIFÍCIL META

E aí, corredor?!

Já falei aqui que meu objetivo este ano é correr uma Maratona, e a que escolhi para este desafio foi a Internacional do Rio de Janeiro, que acontece em julho, na cidade maravilhosa. Mas para chegar lá, minha preparação não tem sido nada fácil.

E isso não tem nada a ver com o treinamento. Vocês sabem que tenho o acompanhamento de um treinador, o Nirley, e o incentivo de uma equipe que motiva e faz a garra para enfrentar os mais de 42 km da Maratona sejam superáveis. Cada semana tem sido preparada minuciosamente por este treinador, na busca por ganhos de resistência e força para a prova.

Já corri mais de 21 km este ano, muitas corridas de mais de 10k, fiz muitos treinamentos objetivando força e resistência física, estou em uma academia fortalecendo os principais músculos, tenho o acompanhamento de uma nutricionista, mas nada disso parece superar o receio que os corredores que já fizeram uma Maratona passam para mim.

Não é fácil superar os 42k da prova. Eu não tenho, pelo menos ao meu ver, feito um treinamento tão específico assim, conforme as informações e planilhas encartadas nas revistas especializadas ou na experiência de amigos corredores. Pelo menos aparentemente. 

Minha esposa e minha própria consciência me cobram mais volume no treinamento. Mesmo que eu não tenha como objetivo a performance e sim apenas a vontade de superar a distância correndo sem parar, sei que preciso de uma preparação mínima.

Chego a pensar se realmente vou conseguir superar o percurso. Faltam pouco mais de 2 meses para q minha façanha, e já sei que não quero tornar esta a modalidade da minha vida. Os 21k sim, ótimo correr, mas mais do que isso, se acontecer, será uma vez por ano. E fora do Brasil.

Hoje, 09 de maio, não sei ainda se realmente vou correr 42k. Ainda é a minha meta, mas não sei se assim será daqui a uma, duas semanas. Ainda quero tentar, mas não sei se essa vontade continuará amanhã.

É gente falando que não consigo, que é muito para mim. São relatos que falam da impossibilidade de conseguir. São experiências que mostram a dificuldade em fazer a prova. E o medo vai tomando conta, a adrenalina vai imperando.

Maratona, uma difícil meta. Hoje ainda digo que estarei lá, no Rio de Janeiro, no Recreio, começando a dar minhas passadas buscando esta superação. Acho que consigo. Acho.

Boas passadas.

2 comentários:

Alessandra disse...

Oi, Caíque, tenho acompanhado seus posts e hj resolvi escrever. Assim como vc, também tenho um objetivo para este ano. A minha meta é bem mais modesta, pretendo correr a São Silvestre. Escolhi esta prova porque em dezembro faço 40 anos e como sou paulistana resolvi comemorar meu aniversário nesta prova. Treino mais sério há 8 meses e escondi por algum tempo a minha meta por ter medo de não levar adiante.Jogava volei, andava de bike, mas odiava correr. No entanto,depois q me mudei para BSB, fui contagiada por esta "doença" e posso dizer q hj gosto de correr. Estou torcendo para q vc atinja o seu objetivo. FORÇA!!!!Gostaria de dizer q tenho gostado dos seus últimos posts, que trazem relatos mais pessoais. Boa Sorte! "boas passadas"!

Unknown disse...

E aí, corredora Alessandra?!
Obrigado pela força e incentivo. Na verdade, meu treinador disse que consigo completar os 42k e está em um treinamento forte para que eu e outros colegas da equipe consigamos completar a prova.
A São Silvestre é uma corrida emblemática. Todo o corredor quer um dia correr esta prova. Eu ainda não tive esta vontade, por causa principalmente da data, ano novo. Mas, quem sabe um dia.
Continue lendo o Blog. Gostei muito de receber sua mensagem.
Boas passadas também.