sábado, 8 de maio de 2010

CORRER TAMBÉM É SE PREVENIR


E aí, corredor?!

A corrida de rua tornou-se um dos esportes mais populares do Brasil e do mundo. O número de atletas que correm com regularidade e participam das diversas provas que acontecem país afora aumenta ano a ano. Mais e mais pessoas descobrem na prática uma maneira de ter a vida mais saudável. Estima-se em 4 milhões a quantidade de pessoas no país que adotou a corrida como esporte.

No começo, a corrida era considerado um esporte eminentemente masculino. Mas outra transformação que aconteceu recentemente, diria mesmo que de uns 3 anos para cá, foi o advento do público feminino às corridas de rua. Tanto que hoje são várias as provas organizadas especifica e exclusivamente para elas.

Mas este boom do esporte também traz algumas preocupações, já que nem todos seguem as regras mínimas para tornar saudável a prática da corrida em suas vidas. Assim como cresce o número de adeptos, aumenta junto aqueles que praticam o esporte sem nenhum cuidado nem prevenção.

A prática da corrida, apesar de parecer simples, exige diversos cuidados, pois oferece riscos. O esforço cardiovascular empregado é enorme e as lesões em órgãos como joelhos, pernas, pés, calcanhares, canelas são constantes.

O primeiro passo para se praticar qualquer esporte é agendar a consulta a um médico, de preferência especialista em medicina esportiva ou fisiologia do exercício, que irá analisar o histórico de atividades físicas do propenso atleta e fazer uma série de exames que o habilitam a praticar o esporte tranquilamente.

Eletrocardiograma, teste ergométricos e cardiopulmonares, ecorcardiograma, testes de esforço físico, hemogramas, glicemia, teste de pisada, entre outros, são exames mínimos exigidos para a prática. E não vale dizer que vai correr leve, por que, por menor que seja a distância, a exigência física é sempre grande. Exames estes que devem ser realizados periodicamente.

Ainda, é interessante que todos que queiram entrar neste mundo, mesmo que amadoristicamente, busquem o apoio de um profissional de educação física em grupos de corrida. O profissional ou fisiologista vai ensinar técnicas de corrida que podem ajudar em muito na prática, além de auxiliar em conselhos sobre alguns problemas que podem surgir, além de, em equipe ser muito mais proveitoso e prazeroso.

Tudo para evitarmos acontecimentos que tem acontecido com uma certa frequência em algumas provas, a trágica morte de um colega corredor. Aconteceu ano passado na Maratona de Nova Iorque com um brasileiro, em uma prova em São Paulo e recentemente, na prova da Fila Night Run, quando uma amiga teve um AVC no meio da corrida.

Prevenção é tudo. Correr é ótimo para a saúde sim, praticar um esporte é ótimo para a saúde sim. Mas a prática exige cuidados mínimos, que devem ser seguidos não só para quem corre, mas para todos que praticam qualquer esporte, principalmente de alta intensidade como é o nosso.

Boas passadas.

Fonte: Site O2 por Minuto (http://o2porminuto.uol.com.br/)

Nenhum comentário: