sexta-feira, 28 de maio de 2010

AINDA FALANDO DA "PIPOCA" NAS CORRIDAS

E aí, corredor?!

O assunto sobre correr na "pipoca" gerou algumas discussões entre os amigos corredores que conheço que leram o post de ontem, principalmente na questão de se é certo ou errado o atleta optar por esta alternativa para participar de uma prova. 

Bom, queria primeiro dizer que não procurei de maneira nenhuma fazer uma ode à corrida na "pipoca". Estou fazendo, em agosto deste ano, 4 anos que corro e foi apenas agora que tive a experiência de correr na "pipoca". A primeira, para acompanhar minha esposa, que havia feito sua inscrição na Corrida do Sol e pediu meu apoio. Fizemos 5k e eu levei meu cinto de água para nem precisar pegar a oferecida pela organização. Ainda, saímos bem depois do pelotão que pagou e ficamos bem atrás, tudo para evitar atrapalhar quem pagou.

A segunda prova que corri foi a Corrida do Trabalhador, e aí foi por que eu realmente perdi o período de inscrição e os amigos me incentivaram a correr junto. Mais uma vez saímos bem atrás, evitando atrapalhar o pelotão de pagantes. E procuramos correr fazendo de tudo para não atrapalhar ninguém. Nesta, por ter saído muito tarde, acabei pegando a água oferecida pela organização no final da prova, já que o clima estava muito quente e o calor intenso.

Mas, enfim, a minha opção pela "pipoca" nestas provas foi por ter sido chamado, quase convocado mesmo pelos amigos e não consegui recusar a "convocação". Na verdade, quando não pago, a preguiça, que já é grande mesmo em dia de provas que pago, é muito maior. E prefiro nestes dias de descanso forçado ficar de repouso, apesar do "comichão" para sair dando minhas passadas.

Agora considero realmente muito oneroso o preço atual das corridas, mesmo tendo condições de pagar, até por que consigo um preço mais barato em 4 das melhores corridas da cidade por ser assinante da Revista O2. A média que eu coloquei, de R$ 40,00, foi considerando as corridas organizadas pelas Forças Armadas ou pelo Governo do DF, que custam por volta de R$ 35,00. As corridas mais desejadas custam, para quem não é assinante, R$ 60,00 como é o caso do Circuita das Estações.

Se imaginarmos que, em 2006, as provas custavam R$ 15,00 e hoje custam até R$ 80,00, tudo justificado pelos organizadores por conta do kit com uma camiseta de alta qualidade, única diferença real entre as provas mais baratas. Acho, na minha singela opinião de corredor, uma elevação excessiva.

Mas, de qualquer forma, a opção pela "pipoca" nestas corridas deve ser a última de qualquer um. O ideal é correr longe, em outro circuito, para não atrapalhar. Até por que é meio frustrante fazer o percurso e não ter o tempo marcado nem a medalha para marcar aquele momento.

Aliás, um dos motivadores das nossas "Corridas sem Compromisso" foi justamente fugir um pouco desta rotina de pagar para correr e poder desfrutar da companhia dos amigos na prova. A gente corre e depois ainda se diverte em uma confraternização na casa de algum dos amigos, a mais próxima de onde fazemos o circuito.

Mas tenho consciência que a "pipoca" tem seu lado vilã sim. Um exemplo disso são aquelas quando a água acaba não dando para todo mundo. Quantas vezes não nos pegamos em uma prova com um posto de hidratação sem água, vazio. Conversei com uma pessoa que já organizou uma prova e ele disse que no planejamento eles calcularam até 10% a mais de pessoas, em média, do que o total de inscritos. Só que foi uma média e por pouco a água não faltou em alguns pontos por que a galera "pipoca" acabou pegando a água de quem pagou.

Isso deve ter acontecido na Meia Maratona Internacional da Caixa e na Maratona de Revezamento de Brasília, em que faltou água para as pessoas que ficaram mais para o final em alguns postos de hidratação. Tudo por que o planejamento de recipientes, que leva em conta o número de inscritos e ainda calcula uma sobra, foi "detonada" pelos corredores da "pipoca" que levaram a água de quem pagou. 

Só que, muitas vezes é quase impossível evitar "pipocar" em uma prova por conta de acompanhar os amigos. Então, se tiver que optar por isso, se não tiver jeito nenhum, então siga as instruções do post de ontem para evitar atrapalhar e não desrespeitar quem pagou.

Afinal, como terminei o post de ontem termino o de hoje, se você tivesse pagado, não gostaria de ser atrapalhado por quem não pagou, ou seja, não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você.

Enfim, "pipoca", galera, só se não tiver jeito nenhum de evitar.

E domingão tem Volta do Lago. Você vai? Eu estarei lá com a Equipe X ! E não é na "pipoca" não (rsrsrs).

Boas passadas.

4 comentários:

Alessandra disse...

Bom dia, Caíque!
Puxa, estava ansiosa esperando vc comentar sobre o valor absurdo das corridas de rua no seu blog...
Li no site Corredor de Rua o protesto do blog do Guilherme, falando sobre a "fábrica de dinheiro" das corridas de rua.
Acho q os corredores deveriam fazer algum protesto em relação aos valores exorbitantes praticados.
Ué? Por q vc está se desculpando por ir na pipoca? Por q ficar citando q levou água de casa? Acho q pelo valor cobrado, as organizações deveriam ter meios mais efetivos no controle de quem está inscrito ou não! Nunca corri na pipoca, mas não tenho participado das provas tb por conta das taxas de inscrição.
Acho q deve-se ter uma postura mais consciente tb!
Não fique se desculpando não!
Vimos o que aconteceu na Corrida do Trabalhador, mesmo sendo uma taxa simbólica, conseguiram errar a quilometragem.
Vamos protestar! Será q por meio de um boicote?
Abraço

Unknown disse...

E aí, corredora?!

Realmente, o preço das inscrições, como citei neste post e no anterior e ainda fiz este comentário em JULHO/2009 no post CORRIDA DE RUA, UM EXCELENTE NEGÓCIO, está um absurdo. Adoro a Run Series, mas não pago 80 reais para participar só por causa de uma camiseta com tecido moderno.

Mas acho que a melhor maneira mesmo seria evitarmos a "pipoca", e só estar nela quando não fosse realmente possível deixar de ir. Afinal, o que fica chato mesmo é a gente atrapalhar as pessoas que pagam para participar. Se todos os "pipocas" tivessem um pouquinho mais de consciência na hora de correr, iria "pipocar" em todas mesmo. Mas não é assim que acontece. Por isso, tantas desculpas.

Mas, Alessandra, vou te falar uma coisa: melhor que a prova é vc reunir os amigos e correr em outro percurso. Fazemos isso, em corridas SEM COMPROMISSO já publicadas no Blog e foi muito bom. Se quiser participar da próxima, está convidada. Me mande seu mail que te aviso quando vai ter, o meu é caique.br@gmail.com.

Te digo, é muito legal "correr sem compromisso". A interação da equipe e dos amigos fica ainda maior. É excelente.

Agora, que o preço precisa diminuir, precisa mesmo. Acho que vou republicar o blog de JULHO, com mais atualizações. E vamos protestar sim, procurando alguma forma de fazer isso.

Boas passadas e valeu pelo comentário. Continue acompanhando o blog. E venha correr com a gente.

Grande abraço

Tilso disse...

Absurdo ter de se justificar por que correu ou comentou sobre correr na "pipoca".

Vivemos num país onde 30% da população vive com menos de $1,00 por dia, estando abaixo do nível da pobreza.

Ouvi-los falar que quem corre na "pipoca" atrapalha a corrida é vergonhoso, não para quem corre, mas para quem assim pensa.

As provas, como vocês bem comentaram, se transformaram, como tudo na sociedade do consumo, mero negócio e, portanto, possuindo um preço bastante elevado o que, segundo a posição daqueles que consideram que a "Pipoca" não deva existir, faz perder seu valor.

Há uma diferença substancial entre preço e valor, sendo que este última não pode ser 'comprado' por valor monetário algum.

Já corri, corro e faço sim apologia para que corram na pipoca pois o que importa é manter-se em movimento, divertir-se e ter o merecido momento de lazer, hoje praticamente exclusivo a quem pode pagar pode ele: shoppings centers, etc.

Anônimo disse...

Comecei a correr ano passado e apesar do pouco tempo que tenho praticando esse esporte já tive oportunidade de correr sete provas sendo que em quatro delas eu paguei a inscrição e em três delas eu corri na "pipoca".
O motivo pelo qual corri na pipoca é muito simples, tenho 23 anos e sou estudante de engenharia de telecomunicações, infelizmente atualmente não estou estagiando, ou seja, não tenho renda!
Quem me sustenta são os meus pais e eu não tenho coragem de pedir 80/90 reais para eles sempre que eu sinto vontade de participar de uma corrida, isso é uma questão de bom senso.
Como disse anteriormente comecei a correr ano passado, e desde então me apaixonei pelo esporte! Além de dos ganhos que eu tive relacionados a saúde(era completamente sedentário antes de começar a correr) comecei a sentir uma enorme satisfação em estar sempre treinando e buscando um tempo melhor, uma boa oportunidade para treinar e compartilhar um momento saudável com outras pessoas que também amam o esporte é participar das provas que são frequentemente realizadas.
Eu não acho justo que uma pessoa apaixonada pelo esporte seja “recriminada” e mal vista tanto pela organização quanto pelos corredores inscritos somente devido ao fato de não ter pago a inscrição(por N motivos).
Como foi dito, muitos desses eventos cobram preços inacessíveis para a maioria da população do nosso país, além disso esses eventos são quase sempre patrocinados por entidades estatais(como a caixa econômica federal e etc) e todas essas corridas são realizados em vias públicas.
Sob essas circunstâncias acho que fica mais do que constatado que na realidade recriminar o cidadão que não teve condições de pagar a inscrição que é deselegante!
O esporte tem que ser INCENTIVADO e não ELITIZADO!