domingo, 25 de abril de 2010

FILA NIGHT RUN BRASÍLIA - 2010

E aí, corredor?!

Ontem foi o dia de eu experimentar pela primeira vez a magia de correr a Fila Night Run. Considerada por muitos como a melhor corrida ocorrida em Brasília ano passado, naquela ocasião eu até havia me inscrito, mas como tinha um evento de trabalho, não pude comparecer.

Este ano me determinei a participar da prova de qualquer maneira. E, para surpresa, ainda fiquei responsável pelo staff da barraca da Equipe X, junto com minha amiga Jane e Wagner, outro amigo que apareceu para dar uma força, da academia Isaac Rocha.

O circuito da Filha Night Run não é o grande atrativo da prova. Ela acontece na Esplanada dos Ministérios, que os organizadores da Fila e Adidas teimam em utilizar em suas provas, assim como outras como a Super 40, Maratona Brasília de Revezamento, que, basicamente, usam a Esplanada.

O grande barato é que a prova acontece à noite. Uma ótima oportunidade para todos aprimorarem técnica de corrida e melhorarem seus tempos. Os percursos são de 5 km e 10 km. Existe, como em todas as "festas" de corrida, um DJ colocando a galera agitada no local da largada e chegada e, no caso da Fila Night Run, existe um DJ na volta dos 5 km e, acredito, por que fiz apenas 5k, na volta dos 10 km.

Como mencionei, optei por correr apenas 5 km. O motivo foi a preocupação de cuidar da barraca e a vontade de dar uma variada no circuito, já que ano passado fiz 8 provas na Esplanada e este ano já encarei 2. 

Engana-se quem acha que é mais simples. A pressão pessoal para correr bem é maior, e a gente acaba tendo usando um ritmo acima dos 10k. Cheguei a atingir um pacer de 3min52, com frequência cardíaca em 170 batimentos na máxima. 

O 5 km da esplanada é a mesma coisa, em termos de terreno e altimetria, dos 10k, só que menor. Ida de 2,5k só descida com um pequeno trecho relativamente plano, e 2,5k na volta totalmente de subida. A prova passa pelos Ministérios, Congresso Nacional, Palácio da Justiça, Itamarati, Praça dos 3 Poderes, Palácio do Planalto (não havia citado isto em outros posts em que comento sobre provas na Esplanada). Para quem correr pela primeira vez, uma ótima visão para os olhos, pois ali estão reunidos alguns dos principais cartões postais de Brasília. Para quem já corre há um tempo ali, como é meu caso, mais uma prova a ser cumprida.

Terminei um percurso em 23min21, curtindo cada passada. Saí bem atrás, já que simplesmente não consegui entrar na faixa onde se encontrava meu pelotão de tempo, que estava abarrotada. Na verdade, existe uma placa indicando, mas ninguém da organização nem nada sinalizando que o atleta tem aquele pacer na corrida (menos de 4 min/km, 5 min/km, etc.).


Aí, como eu fiquei na organização da barraca, fui um dos últimos a seguir para a largada, e peguei tudo cheio, só conseguindo entrar no final do corredor da largada. Quando passei pelo pórtico já tinhamos mais de 3 minutos de prova acontecendo.


Imprimi, então, um ritmo forte, principalmente para mim que sempre preservo correr confortavelmente. Como eram apenas 5k, resolvi forçar um pouco desta vez para tentar fazer um tempo melhor. A subida foi forte, mas firme e em um ritmo constante. Excelente. Estou cada dia mais confiante nas subidas, e isso é o meu principal ganho nestas últimas provas.


Foram 6 mil atletas participando e eu, como tive a estratégia já atrapalhada, resolvi curtir para não estressar. Coloquei meu Ipod no ouvido com uma trilha novinha de músicas e lá fui eu correr os 5k. Como tinha que passar por muita gente, a gente acabando se desgastando mais no começo, desviando da galera. Mas, como estava na base da festa, fui curtindo tudo. 


Vi, por exemplo, que a galera tomou a pista da Esplanada, ocupando suas 6 largas faixas, um problema para o trânsito. Vi gente de várias idades, como sempre. E muita alegria e festa. Mas vi também, no final, que a galera dos 5k retardatária invadiu a faixa separada para os corredores de 10k, que tiveram que correr na pista para carros mesmo. E o pior é que tinha marmanjo com bicicleta no meio da galera, o que dificultou muito quem estava ali para correr sério. Fora as crianças em suas bicicletas descontroladas, sem noção de espaço e prevenção de manobras. 


A organização da barraca foi mais tranquila que eu esperava. Dá trabalho, mas como éramos 3 e mais gente nos ajudou na hora, foi tudo uma maravilha.  Todo mundo gostou, e isso foi legal.

Enfim, a Fila Night Run é realmente uma das melhores provas de Brasília. Pela festa, pela quantidade de pessoas, pelo horário e pela alegria da galera. Muito bom. recomendo. Só queria pedir à galera que vai um pouco mais de educação para não atrapalhar quem vai correr a prova para valer.

Boas passadas.

3 comentários:

Anônimo disse...

óTimo post! Vc sabe quantas pessoas participaram da corrida em Bsb? Abs

Unknown disse...

E aí, corredor (Anônimo)

Obrigado pelos elogios.
Bem, oficialmente não sei quantas pessoas participaram não, mas acredito que pelo menos 6 mil pessoas estiveram correndo na Esplanada na Fila Night. A nossa equipe estava com os últimos números de inscrição e eram 5800 pra cima. Então, acho que chegou a 6000 pessoas tranquilamente.

Boas passadas

Unknown disse...

Oi Caique, tudo bom?

Não conhecia seu site, aí entrei e adorei os seus posts, você está de parabéns, muito bacana ler sobre as corridas.

Eu não achei seu e-mail pra enviar, por isso deixo o comentário aqui. Se puder, me envie um e-mail para fnardeli@uol.com.br pra manter contato.

Obrigado

Felipe