sábado, 3 de abril de 2010

CORRENDO PELO MUNDO - MARATONA DE BERLIM

E aí, corredor?!

A nossa próxima parada na série Correndo pelo Mundo é Berlim, na Alemanha, cuja primeira prova foi realizada em 1974, sendo sempre uma das mais esperadas do mundo por todos os grandes competidores da modalidade, tudo por que lá é o local onde os recordes mundiais são sempre batidos.

A Maratona de Berlim está entre as 5 maiores Maratonas do mundo e faz parte das World Marathon Majors, cinco provas que formam um campeonato mundial. Além dela estão as provas de Boston, Chicago e Nova Iorque nos EUA e Londres na Inglaterra. Estas são as provas anuais. Incluem-se na pontuação do campeonato, em anos ímpares, a IAAF World Championships Marathon e, a cada 4 anos, a Maratona dos Jogos Olímpicos.

O campeão, evidentemente, é o atleta que mais pontos fizer nas provas do campeonato.

Berlim é considerada a prova mais rápida da categoria, já que tem o maior número de quebra de recordes. O recorde atual, inclusive, foi conseguido pelo etíope Haile Gebrselassie em 2008, que correu os pouco mais de 42 km em 2h03min59seg.

O que contribui para isso é o fato de o percurso da prova ser basicamente plano e, na época de sua realização, o clima na cidade estar geralmente ameno e  ótimo para a prática. Além disso, a população da cidade prestigia o evento, incentivando os atletas.


Sobre a organização nem é preciso falar: impecável, segundo comentários de quem já teve a oportunidade de correr a prova. Isso apesar de algumas diferenciações das provas realizadas no Brasil:

  • Os chips são pagos. O atleta paga 6 euros para emprestar o da organização e 31 euros para comprar um.
  • As camisetas das provas também são compradas no momento da inscrição ao preço de 30 euros a da prova e 20 euros a finisher. Elas devem ser retiradas no momento da retirada nos números da corrida, assim como os chips.

Estas diferenças são facilmente explicadas quando percebemos a grande procura dos atletas para participação na prova. Este ano serão 40 mil e a nossa prova com mais participantes é a São Silvestre, em São Paulo, com pouco mais de 20 mil participantes. ou seja, no Brasil ainda é necessário que sejamos incentivados a participar, por que o esporte aqui ainda está em plena evolução no crescimento do número de adeptos.


Assim como Paris, primeira prova comentada da nossa série, o percurso da Maratona de Berlim passa por diversos pontos turísticos da cidade. A largada acontece no portão de Brandemburgo, símbolo da unificação após a queda do muro. Os corredores ainda passam por outros pontos turísticos famosos como  a Potsdamer Platz e o Reichstag, a histórica sede do parlamento.

Para quem quer ir, a prova deste ano vai acontecer no dia 26 de setembro e as inscrições estão abertas até o dia 10 de julho. O preço é de 80 euros até o dia 23 de abril e passa para 100 euros após esta data. 

Quer saber mais sobre a Maratona de Berlim? Acesse então o site do evento: http://www.real-berlin-marathon.com/events/berlin_marathon/2010/index.en.php


Boas passadas.

Nenhum comentário: