quarta-feira, 21 de abril de 2010

4ª MARATONA BRASÍLIA DE REVEZAMENTO

E aí, corredor?!

Um sol escaldante brindava os corredores que resolveram participar da 4ª edição da Maratona Brasília de Revezamento. A prova, que acontece no dia que se comemora o aniversário da cidade, é disputada no outono da capital federal, e sempre reserva dias quentes e secos, pelo menos foi assim nas 3 edições que participei. E este ano ela fez parte das comemorações dos 50 anos de Brasília.

Nesta edição eu nem pensava em participar, por que já estava escaldado das outras edições da prova, cuja organização deixa sempre a desejar em dois quesitos fundamentais: organização dos postos de transição e nos postos de distribuição de água, que acaba sempre faltando. 

Mas fui convidado por uma amiga, a Nati, da Equipe X, que tem a sua equipe, uma parceira da nossa, a Taboquinha, e resolvi correr e defender as cores do time, sendo o último a completar a prova para o octeto.

E os problemas de todos os anos aconteceram de novo: faltou água e no ponto de transição onde me encontrava, a desorganização imperava. Não tanto quanto no ano passado, quando os afoitos corredores invadiam a pista, mas estava bagunçado. 

Mas a camiseta do kit da prova melhorou muito a qualidade do tecido e o design da estampa, bem mais bonito que do ano passado. A medalha também ficou atraente e mais interessante que a do ano passado.

As equipes para a prova podiam ser formada por 2, 4 e 8 atletas. Eu participei de um octeto, fechando a prova para a equipe.

O circuito é de subida, subida e mais subidas. A primeira parte da prova os corredores saem da Esplanada dos Ministérios, na altura do Ministério do Exército, e vai em direção a L2 Norte, uma das avenidas do plano piloto de Brasília. Esta parte é caracterizada por um subida leve mas constante.

Da L2 Norte, os corredores parte em direção à L4 Norte, avenida larga que margeia o Lago Paranoá, um dos cartões postais da cidade. Antes, uma parte de transição entre as duas avenidas, passando pela pista que dá acesso da L2 para a L4. Este trecho é basicamente de descida.

Da L4 Norte os corredores seguem para o Setor de Embaixadas Norte, em um asfalto irregular e difícil, percorrendo uma subida para depois descer e passar pelo posto de transição, onde os octetos trocam de corredor. Para os quartetos, todos seguem em frente.

De volta a L4, rumamos novamente para o Eixo Monumental, avenida onde estão os grandes monumentos de Brasília (Palácio do Planalto, Praça dos 3 Poderes, Congresso Nacional, Ministérios, Catedral). Aí pegamos parte do mesmo circuito utilizado por outras corridas como o Circuito das Estações e a Fila Night Run, além da Eco Run. É o trecho final, todo ele quase que na sua totalidade de subida.

Terminei a prova em 23min e gostei do meu desempenho, principalmente por ser mais de 5k de subida e pela temperatura elevada do horário que corri. Senti energia de sobra para forçar o ritmo no trecho. Para fugir do calor escaldante, muita água no corpo, mais que ingerida, nos dois únicos postos que tinham pelo caminho. Era necessário mais um, e com bastante água, por que teve gente que não aguentou e precisou de socorro médico.

Valeu pelo convite, Nati e Equipe Taboquinha.

Boas passadas.

Nenhum comentário: