domingo, 14 de março de 2010

VOLTEI

E aí, corredor?!

Férias terminadas, primeira semana de trabalho já cumprida e também a volta definitiva aos treinos visando correr a Maratona do Rio de Janeiro, em julho.

Tenho pouco mais de 5 meses para me condicionar para a prova, minha primeira maratona. Sei que preciso estar bem preparado, principalmente ciente da estratégia que irei usar para cumprir os 42k. Já vi diversas planilhas de treinamento, li e reli muitas enquanto estava de férias, também li relatos de pessoas que já fizeram uma maratona para saber como fazer.

O que sei é que, meu objetivo principal será terminar a prova, correndo todo o percurso, ou seja, sem andar em nenhum momento. Não fiz isso em nenhuma prova até hoje e, para chegar a conclusão de que poderia este ano fazer a loucura de correr uma maratona, segui gradualmente os meus passos, respeitando o meu limite e tendo, em treinos e planejamento de provas, o pensamento voltado para um único objetivo: ter prazer em correr. Quando isso acabar, sei que não vou mais nem querer saber de correr. Mas como acho que isso não vai acontecer, e justamente por que respeito os meus limites, que só eu sei quais são, a corrida vai fazer parte da minha vida por muito, muito tempo ainda.

As férias foram inspiradoras. Passei por lindas cidades e, em todas, vi muita gente correndo e mantendo a saúde. Homens, mulheres. Adolescentes, adultos e "coroas". Pretendia fazer minha primeira prova "sem compromisso" internacional, correndo pelo Central Park em Nova York, nos EUA. Mas o frio intenso e a neve quase nem deixaram a gente sair do apartamento que estávamos. A foto acima mostra isso. Fiquei 4 dias apenas na Big Apple, mas peguei em todos os dias temperaturas negativas, com vento gelado que fazia a gente chorar de frio.

Mesmo assim, resolvemos passear pelo Central Park e, mesmo com frio, pude perceber com a corrida é um esporte muito praticado pelos norte-americanos. Muita gente correndo mesmo no frio, mesmo com a neve. De casaco, calça apropriada, toca, luva, estavam lá, as pessoas acostumadas com aquela temperatura, correndo. Muito bom ver isso. Mas eu mesmo não queria saber de tirar meus casacos, toca, luva, cachecol, calça, nada para enfrentar o frio. Bobo fui eu.

Tudo bem. Além de correr minha primeira maratona, o meu outro objetivo, de correr uma prova internacional, vai ser também cumprido. Não sei se voltarei a Nova York em novembro, o que eu acho difícil por que já vi como é o frio lá e não quero encarar temperaturas tão baixas, pelo menos não ainda. é mais provável que opte mesmo pela Meia de Buenos Aires, que acontece em setembro/outubro. Mais perto, mais barato, menos frio e dá para ir com os amigos.

No mais, é treinar, pelo menos 3 vezes por semana, a partir da semana que entra, com academia todos os dias, mesmo que seja só para ficar meia hora (detesto academia, mas é necessário). E alimentar este meu blog com mais e mais informações deste maravilhoso universo das corridas. 

Continue nos acompanhando e . . .

Boas passadas.

Nenhum comentário: