sábado, 19 de dezembro de 2009

SAUDADES DE 2009

E aí, corredor?!

O ano de 2009 foi um ano de muitas realizações para mim como corredor. Tive metas alcançadas, corridas desejadas que pude participar, recordes batidos, o nascimento do E AÍ CORREDOR, a confirmação da corrida como meu esporte principal e que definitivamente não pretendo abandonar tão cedo.

Comecei um ano com novas experiências. De férias na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, resolvi estipular alguns desafios que deveria vencer, em circuitos que deveria correr. Tentei, mas não consegui, correr os 21 km entre a casa da minha família, em Cabo Frio, até Búzios, na entrada da Praia de Geribá, bem no começo da cidade. Quando fui fazer o percurso, esbarrei em um longo trecho onde não existia acostamento para correr e a insegurança de correr na pista, enfrentando o descaso dos motoristas, provocou um desgaste grande. Além disso, fui sem água e, no quilômetro 14 resolvi parar e voltar para casa, com a sensação de que dava para cumprir a meta, mas fiquei feliz.

Depois, em Cabo Frio, corri na areia da praia, entre as Praias das Conchas e do Peró, num total de mais de 15k correndo, sem sentir nenhum problema com o esforço empreendido. Também, com o visual maravilhoso e a praia só para mim, só podia correr bem mesmo.

Voltei para Brasília planejando o ano. A minha principal meta era a Meia Maratona Internacional do RJ, em setembro. Mas para poder correr e aproveitar a cidade do Rio tinha que começar um condicionamento e enfrentar algumas provas com distância maior que 10k. Foi aí que aconteceu a Meia Maratona Internacional da Caixa na cidade. A prova aconteceu no começo de abril e eu estava ainda me readaptando e me recondicionando para correr bem. Resultado, a prova mais difícil que enfrentei este ano em Brasília, única até hoje que pensei em desistir, e um susto para a minha meta, o Rio, pois a distância era a mesma.

Na verdade, o primeiro aviso que tive de que estava mal condicionado ainda foi a primeira etapa em Brasília do Circuito das Estações Adidas, a etapa de outono, que aconteceu no final de março. Fiz os 10k em 50 min. Tempo acima do meu recorde pessoal conquistado no Circuito de Corridas da Caixa em 2008, que foi de 49 min. Achei que poderia ser melhor e não fui, o que me decepcionou. Mas nada que abalasse minha sede de correr.

Corri pelo segundo ano consecutivo a Volta do Lago Caixa, uma prova deliciosa e difícil. Também em equipe corri pela segunda vez também a Corrida de Revezamento de Brasília e, nessa lista de provas inesquecíveis em 2009 tive as 10 Milhas da Mizuno, a mais deliciosa que fiz em Brasília, as outras 3 etapas do Circuito das Estações Adidas, tendo inclusive cravado meu novo recorde pessoal dos 10k na 2ª etapa, a de inverno, com 47 min de corrida. Tivemos ainda a Eco Run, Fila Night Run, Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar, Super 40, quando corri pela primeira vez num grupo de elite da Equipe X.

Fora as corridas oficiais, ainda tive os sensacionais Longões da Fazenda Taboquinha. Um com cerca de 12k e outro mais difícil, que teve 22k para mim. Visual maravilhoso e superação total. E mais: depois dos desafios da Região dos Lagos resolvi experimentar outros em Brasília. Corri 19 km fazendo o circuito Clube Naval - Ponte JK - Lago Sul - Ponte Costa e Silva - Clube Naval, um marco na minha vida de corredor pois marcou uma mudança na minha forma de ver meu treinamento e minha motivação de correr, que antes era baseada na participação em provas oficiais e, a partir deste desafio, passou a ser fazer corridas sem compromisso.

Foi daí que em novembro meu amigo Cássio me convidou para, junto com outros amigos, correr sem compromisso no Eixão sul, no local onde seria realizada a prova das 10 Milhas da Mizuno. Depois, no final de semana seguinte corremos o Circuito da Corrida das Pontes, considerado um dos mais belos de Brasília. O fruto disso foi que em 2009 continuaremos mantendo estas corridas sem compromisso, correndo apenas pelo simples prazer de correr ao lado dos amigos em circuito diferenciados da capital federal.

Agora um parágrafo especial para a minha meta de 2009, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Que prova sensacional, meus amigos. Do dia de pegar o kit até o fim da prova, só alegria. A prova, com mais de 17 mil participantes, foi sucesso total e a melhor que fiz este ano. Visual belíssimo, correndo pela orla da zona sul da cidade maravilhosa e pelo belo Aterro do Flamengo. São Conrado, Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana, Leme, Aterro do Flamengo com a linda Baia de Guanabara ao fundo. Mais que linda prova, mais que realizado eu cheguei e fiquei.

Fechando o ano a deliciosa Volta da Pampulha, indo correr com muito amigos da Equipe X, um ônibus inteiro só de amigos. Dia de chuva torrencial na prova, muita água, mas uma corrida incrível e cheia de histórias sensacionais dos muitos corredores que se realizaram como eu ano passado ao cruzar a linha de chegada completando os 18k da prova internacional.

Enfim, o ano de 2009 já está me deixando saudades. Mas também mostrando que 2010 vai ser mais interessante, mais cheio de desafios e de novas realizações. Minhas metas são voltar ao Rio para correr uma maratona, correr uma ou duas provas internacionais e fazer muitas corridas sem compromisso com os amigos. E eu sei que posso, que podemos.

Outra realização foi ver minha esposa correndo e gostando de correr. Foi comigo para a Meia do Rio, Mizuno e Pampulha, além de outras provas que correu na "pipoca".

Então, foi um FELIZ 2009 mesmo para mim no mundo das corridas. E 2010 com certeza promete muito mais.

Vamos juntos correr no novo ano e encher a vida de saúde de alegria.

UM GRANDE NATAL PARA NÓS TODOS E UM EXCELENTE ANO NOVO, CHEIO DE NOVAS E INCRÍVEIS REALIZAÇÕES ! ! !

Boas passadas.

Nenhum comentário: