quinta-feira, 1 de outubro de 2009

RITMO DE CORRIDA - DILEMA DE TODO CORREDOR

E aí, corredor?!

Uma das coisas mais difíceis em uma corrida é a gente conseguir descobrir e depois, principalmente em uma prova, manter nosso ritmo ideal. Eu mesmo já tentei diversas técnicas e a que mais me ajudou, como já relatei em post anterior, foi nos treinamentos correr com um pacer, um amigo da Equipe que conseguisse manter um ritmo constante, sem alterações, e na Equipe X só encontrei um: Pedro Paulo, o famoso Pepe (cadê você, meu pace?!).

Pepe me ajudou muito, mas ainda assim não consigo, em uma prova de rua, manter sempre o mesmo ritmo.  Já melhorei bastante, mas sinto que ainda falta algum detalhe, principalmente quando me vejo cansado demais em uma corrida ou terminá-la sentido que poderia ter aplicado um ritmo maior nas minhas passadas.

Pois bem, no site da revista Runner's encontrei dicas excelente que podem me ajudar, assim como você, amigo corredor, a adquirir um manter um ritmo ideal na corrida. Não testei ainda, mas são dicas interessantes que achei bom compartilhar.

Corra um bom quilômetro: depois de um aquecimento de 10 minutos, procure um local plano e com distância de 1 km. Corra esta distância marque o tempo que leva para completá-la. Não corra para esgotar sua energia, apenas acelere um pouco mais que o normal. Nas corridas diárias o tempo obtido neste 1k pode ser usado como referência para determinar que ritmo é adequado para o seu condicionamento atual. Faça este teste do tempo/1k a cada duas semanas, tentando superar o tempo obtido anteriormente para observar o seu progresso.

Desacelere todos os dias: estabelecido o tempo do 1k, procure, em suas corridas diárias, fazer um tempo  de 1 a 2 min/km mais lento. No seu ritmo perfeito você deve se sentir confortável e relaxado, conseguindo terminar uma frase sem ter de parar para recuperar o fôlego.

Defina as metas na prova: use o tempo estabelecido no 1k para definir as metas para diferentes distâncias. Aumente 20 segundos no tempo que você leva para percorrer o 1k para determinar o ritmo de 5k. Para os 10k, acrescente mais 20 segundos por quilômetro. Para 21k acrescente mais 30 segundos por  km em relação ao pace dos 10k. Maratona (42k)? Acrescente mais 20 segundos em relação ao pace dos 21k.


Acostume-se: em uma competição você conseguirá melhores resultados se tentar manter um ritmo constante do início ao fim da prova. Para isso é necessário treino. Tente correr no ritmo-alvo da competição uma vez por semana, em um trecho de aproximadamente 1 km e, a cada meio quilômetro verifique seu ritmo e faça os ajustes, quando necessários. Percorra ainda um trecho maior em seu ritmo-alvo toda semana até alcançar o equivalente a um terço da metade da distância da prova que você costuma correr.

Pois é, não é nada fácil, mas pelo menos temos um referência para estabelecer nossas metas e conhecer o nosso ritmo ideal. Acho que vale a pena tentar. Se fizer, partilhe a experiência conosco do Blog, deixando-a nos "comentários" deste post.

Boas passadas.

Nenhum comentário: