sábado, 3 de outubro de 2009

NOVO PERCURSO

E aí, corredor?!



Ponte JK


Hoje resolvi correr sozinho. Já que outubro é um mês mais livre de corridas, resolvi começar a concretizar meu projeto de explorar circuitos diferentes em Brasília. Na verdade, pensei em fazer isso quando, ao ler a Revista O2, vi a dica de um instrutor para que procurássemos locais diferentes para correr, tudo para não perdermos a motivação. E também quando, em um dia que minha esposa, remadora, foi treinar e resolvi "inventar" um circuito para correr. E fiz mais ou menos 9k sozinho, num trecho que, pelo menos que eu saiba, ainda não foi catalogado por nenhum outro corredor.

O primeiro trecho que corri foi entre o Clube Naval, localizado no Setor de Clubes Sul, até o Lago Sul na altura do viaduto que dá acesso a Ponte JK, na QI/QL 26. Ou seja, sai do Naval, fui até a Ponte JK, que atravessei até chegar a pista do Lago Sul, próximo ao referido viaduto para depois seguir o caminho de volta ao clube. Este trecho tem a distância de quase 9 km.

Mas depois de fazer este trecho, fiquei com vontade de correr o percurso entre a Ponte JK e a Ponte Costa e Silva, que dá acesso ao Pontão do Lago Sul. Não tinha nem idéia de qual era essa distância, mas sabia ser longa. Afinal, nas duas edições da Volta do Lago Caixa que participei fiz este circuito quase todo. Mas não tinha idéia do quanto iria correr, já que sairia novamente do Clube Naval, onde seria a minha chegada também.

E foi isso que fiz hoje. Saí do Clube Naval indo novamente em direção a Ponte JK; atravessei a Ponte e cheguei até o início da pista do Lago Sul, na altura da QI/QL 26; segui forte indo em direção a Ponte Costa e Silva, que atravessei e depois peguei o caminho para o Setor de Clubes Sul, correndo até o Naval novamente. Quilometragem final: 18,7 km em 1h31 (4,9 min/km).


Ponte Costa e Silva


O percurso é bem seguro. A parte mais tensa é no Setor de Clubes Sul, onde a pista é apertada e de mão única. Neste trecho, corri pela grama (bom que poupa as articulações). No Lago Sul, corri boa parte do trecho na ciclovia, tomando cuidado para que, próximos aos pontos de ônibus, sair da ciclovia e ir para a calçada para não ser atropelado, já que o recuo dos pontos onde os ônibus param divide espaço com a ciclovia. Nas pontes, corri nas calçadas. Mas não tive problemas com o trânsito. Vale dizer que comecei a correr por volta de 8h30, quando o trânsito é mais tranquilo em um sábado. Mas, acredito que mesmo com trânsito mais intenso é possível correr com segurança.

E amanhã tem Corridas das Pontes (9,5 km - Ponte Costa e Silva/Ponte das Garças, com saída e chegada no Pontão do Lago Sul), uma das poucas de outubro, e Marotinha para a garotada.

Boas passadas.

Fotos: Augusto C. B. Areal

Nenhum comentário: