quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CORRIDA DE RUA - TEMA DA REVISTA VEJA

E aí, corredor?!

A edição 2118 da Revista Veja, uma das maiores do país, traz matéria interessante sobre o nosso esporte, a Corrida de Rua, destacando a crescente popularização da prática pelo Brasil afora, conforme pode ser visto no gráfico encartado na revista.



E, apesar da corrida ser considerada um esporte solitário, pelo menos no Brasil isso não é lá muito verdade, já que o principal motivo para esta popularização é justamente o convívio com um grupo de amigos corredores, a participação em uma equipe, além, é claro, dos benefícios resultantes da prática regular do esporte.

Segundo veja: " Nos grupos de corrida a conversa sobre o novo tipo de tênis ou camiseta evolui para outros assuntos. Surgem afinidades entre os corredores, que muitas vezes passam a se encontrar para outras atividades além do esporte. Para os especialistas em corrida, a socialização é a principal explicação para o aumento espetacular da quantidade de associados a grupos de corrida. Há 10 anos, nas principais cidades do país, eles não passavam de mil e hoje chegam a 100 mil" (veja gráfico).


Os últimos levantamentos realizados por institutos de pesquisa mostram que no Brasil já temos mais de 4 milhões de praticantes de corrida de rua.

E esta conjugação de bem-estar com socialização vem fazendo com que as empresas utilizem na formação de grupos de corrida uma maneira de estimular a integração entre os funcionários e criar um ambiente de trabalho mais prazeroso e eficiente. As revistas especializadas mostram todo o mês uma nova empresa que forma seu grupo de corrida. O que ainda é uma propaganda barata em dias de provas. Basta pagar as inscrições - e olhe lá - e fornecer uma camiseta com a marca da empresa.

Exemplo real disso nós, corredores aqui de Brasília, podemos ver com os corredores do Supercei, uma rede de supermercados, Furnas, centrais elétricas, GranCursos, empresa de cursinhos para concursos e vestibular, e o de maior destaque, o Laboratório Sabin, que leva em todas as provas cerca de 50 a 60 corredores que usam uma camiseta com o seu logotipo e, entre os compromissos, está a necessidade de fazerem o aquecimento/alongamento inicial nas corridas juntos, o que dá uma tremenda visibilidade já que é impossível o grupo enorme como é não chamar a atenção.

Ainda segundo Veja "A corrida de rua é hoje popular em todas as grandes cidades do mundo mas, segundo especialistas em esporte, em nenhum lugar do mundo ela se tornou tão popular quanto no Brasil, o que pode ser explicado pelo clima, sem temperaturas rigorosas nem neve, o que permite a prática do esporte o ano todo".

David Cytrynowicz, presidente da Corpore, associação de corredores e especialistas em realização de corridas de rua, "os brasileiros estão cada vez mais ansiosos para sair do ambiente fechado das academias, correr ao ar livre e conhecer gente nova".


Boas passadas.

Fonte: Revista Veja

2 comentários:

Monstro disse...

Olá Carlos Henrique, bom dia! Eu corro há cerca de 1 ano, e ainda não tenho certeza sobre meu tipo de pisada. Gostaria muito de descobrir isso com um profissional adequeado, pois creio que tenho pisada neutra/supinada (como muitos amigos que correm comigo) mas posso estar enganado. Acaei de ganhar um tenis novo, e se minha pisada for pronada, eu vou a loja trocar por um tenis especifico. Você, que tem experiencia no ramo, poderia me indicar como fao para conseguir essa informação de uma fonte segura e confiável? Também moro em Brasilia, e naõ consegui encontrar nada a até agora. Muito obrigado, Adail. Segue meu email: adailcavalheiro@uol.com.br

Unknown disse...

E aí, corredor Adail?!

Me desculpe por mandar a mensagem tão depois de seu questionamento. Estava viajando e só vi hoje.

bem, nós em Brasília realmente sofremos com a falta de um local que tenha como verificar o tipo de pisada que temos. Existem, em São Paulo e Rio, lojas de material esportivo que possuem um aparelho que mede sua pisada. Em Brasília fiz em duas corridas do Circuito das Estações Adidas. Eles levam o equipamento e vc vê a sua pisada. Fiz também no Rio, na Meia, no mesmo equipamento. Tinha a certeza, pelas informações que obtive, que era supinado, mas no teste deus pisada Neutra com leve pronação. Depois vi, no teste do jornal molhado, que realmente sou mais neutro. Bom que os tIenis que comprei não foram perdidos de todo. Mas preciso dar preferência aos supinados.

Bem, o que indico mesmo é você ir ao médico específico, ortopedista ou fisiologista, e dar uma olhada, ou esperar a prova da Mizuno, em novembro, que deve ter o equipamento ou a da Adidas, no final de novembro. Mas o teste do jornal ajuda. Postei no meu blog e te repasso o endereço (http://eaicorredor.blogspot.com/2009/01/qual-e-o-seu-tipo-de-pisada.html)

Espero que ajude e, se gostou, continue lendo o E aí corredor?!

Grande Abraço.

Caique