quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CÁLCULO DO FCMÁX MUDOU


E aí, corredor?!

Pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA) concluíram em seus estudos que a fórmula 220 - idade,  pregada como perfeita para saber qual é o seu FCMax para correr ficou superada. Isto por quê os mais jovens podem estar se exercitando além dos limites e colocando em risco o músculo cardíaco, isso considerando o máximo de batimentos de 200 para 20 anos de idade.

Sabe-se que atividades intensas são mais perigosas para um coração jovem do que para uma pessoa de meia ou mesmo terceira idade. O coração jovem possui circulação secundária ainda obstruída por ser um músculo cardíaco ainda novo e forte, o que impede a passagem de emergência do sangue por essa circulação, no caso de um infarto. Daí os casos em que, em jovens, o infarto é praticamente fulminante, enquanto num coração mais velho a circulação secundária acaba servindo de desvio, muitas vezes salvando a vítima.

Por isso, saber o seu FCMáx para treinos e corridas é sempre importante e a maneira pregada para tal era diminuir 220 da sua idade. Daí, se a pessoa quer emagrecer deve trabalhar numa faixa de 55 e 70% do FCMáx e se desejar ativar o sistema cardiovascular pode chegar a 85%.

Os fisiologistas do Colorado avaliaram mais de 18700 pessoas para sugerir uma nova fórmula que foi publicada no Journal Of The American College Of Cardiology, que seria a idade multiplicado por 0,7 onde o resultado ainda é subtraído de 208.

Veja a diferença: na fórmula anterior, uma pessoa de 70 anos poderia chegar a 150 batimentos e no novo cálculo será 159 batimentos. Quanto mais velha a pessoa, maior a quantidade possível de batimentos e quanto mais nova, menor.

Existem casos que a diferença não fica nem tão grande, como meu exemplo mesmo: tanto em uma fórmula como outra meu FCMáx é de 179 batimentos. A diferença é que na nova fórmula ele pode ser acrescido, ficando em 179,3 batimentos, ou seja, a mesma coisa.

Mas para uma pessoa de 25 anos por exemplo, pela fórmula anterior o FCMáx é de 195 batimentos e na atual é de 190,5 batimentos. Esta diferença que parece pequena pode significar muito na hora de um problema.

E esses valores passam a ser mais defasados ainda se a pessoa for bem condicionada ficisamente. A frequência cardíaca máxima passa a não ser mais atingida como antes, e a de repouso a ser menor que 60 por minuto. Quanto menor esta FC, mais condicionada esta a pessoa. Atletas podem chegar a 40 a 50 por minuto em repouso. Outra forma do indivíduo saber se esta bem condicionado é quando ao parar o exercício sua freqência volta rapeidamente ao normal. Uma queda de 20 batimentos em um minuto é considerada satisfatória, enquanto atletas podem chegar a 40 ou mais.

Mesmo com o novo cálculo, as diversas situações de estresse do dia-a-dia podem interferir e o indivíduo não fazer seu exercício de modo adequado. Nesse caso, melhor usar a escala Borg de esforço: pergunte-se se o exercício esta fraco, bom ou forte e pela resposta, respiração ofegante, difculdade ou facilidade de responder já se tem uma idía do esforço.

Mas, o que vale mesmo para ficar tranquilo, antes da prática de qualquer atividade física, é uma avaliação médica inicial. Teste de esforço físico e outros mais que se fizerem necessários, seguindo a recomendação médica, te daram com exatidão o seu FCMáx e o quanto você pode chegar em sua corrida ou outra prática esportiva.

Boas passadas.

Nenhum comentário: