sábado, 19 de setembro de 2009

EQUIPE X


E aí, corredor?!

Como vocês amigos que acompanham este Blog sabem, corro pelas ruas de Brasília e treino por aqui em uma Equipe de corredores nota 10, a Equipe X.

Formada, em sua maioria, por funcionários da Caixa Econômica Federal, mas sem qualquer apoio promocional da empresa, é importante relatar, os corredores começaram a se juntar para participar dos Jogos Internos da Caixa, isso em 2006 (se não me engano, já que não estava com o grupo ainda).

De lá para cá, a Equipe, que fora formada apenas para os Jogos, continuou os trabalhos e hoje mestre Nirley conta com cerca de 80 atletas divididos, entre funcionários e não funcionários da Caixa. Ela, podemos dizer, tem dominado o atletismo nos Jogos Internos da Caixa, ganhando várias medalhas de ouro, e a participação em corridas, tanto em Brasília como em outros lugares do país do mundo já vem acontecendo.

Em Brasília a Equipe esteve presente com pelo menos um atleta em todas as provas que aconteceram na capital federal. Ainda tivemos pessoas na Meia Maratona do Rio de Janeiro neste mês de setembro, na 10 milhas da Garoto no Espírito Santo, nas provas do Circuito de Corridas da Caixa de Belo Horizonte e, futuramente, na de Fortaleza, na prova de revezamento da Volta da Ilha em Florianópolis e ainda na recente Maratona de Berlim.

Qual a mágica da Equipe X?

Acredito que, como a maioria da equipes de corrida, os ingredientes principais que tornam nossa Equipe cada vez mais famosa na cidade é o excelente trabalho ministrado pelo professor Nirley em seus treinamentos, na união de todos os integrantes que fazem da Equipe uma família (é difícil largar a Equipe depois que a gente se entrosa com a turma), a energia dos companheiros, que nos motivam mesmo quando estamos lesionados, e finalmente a alegria de correr, sem aquele compromisso e dever de querer ser o melhor sempre.

A amizade é tanta na Equipe que, mesmo lesionados e sem poder treinar, a gente acaba indo ao treino só para olhar a turma e reencontrar os amigos.

E acho que o diferencial da Equipe X é o fato de termos no grupo pessoas de vários níveis: gente que está começando e começa os treinos andando, gente que já corre um pouco, gente que corre mais ou menos e gente que corre demais. Todos treinamos juntos, por que assim, no meu entender, um motiva o outro, um serve de parâmetro para o outro na meta a atingir como desenvolvimento no esporte. E o melhor é que todos se motivam, por que não existe o compromisso de fazer o melhor tempo sempre. O que vale é correr, curtir o esporte, ter uma vida saudável acima de tudo.

Existem os competidores, aqueles que a evolução consiste em quebrar recordes pessoais de tempo. Mas não é um sentimento de arrogância, de esquecer o resto do grupo. Cada um corre no seu ritmo em uma prova e é apoiado por todos até o final. Várias são as provas que muitos de nós ficamos até o final, esperando o último atleta de nossa Equipe chegar, para apoiar e incentivar.

Enfim, o que posso dizer é que correr já é um excelente esporte. Mas poder participar de uma equipe e, principalmente, conseguir um entrosamento legal com o grupo é muito bom. Acredito que corro até hoje por que estou em uma Equipe. E já se vão 3 anos no esporte, dos quais pouco mais de 1 ano e meio na Valorosa Equipe X.

Boas passadas.

Nenhum comentário: