quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DICAS E MACETES PARA OS CORREDORES

E aí, corredor?!

Existem recomendações interessantes, muito simples, que justamente por isso passam desapercebidas por nós no dia de uma corrida. A gente se lembra de usar o tênis ideal, a camisa mais própria para a prática, passar o protetor solar, tomar líquido durante o percurso, mas tem sempre um probleminha de esquecer, por exemplo, de cortar as unhas.

Veja só algumas dicas simples, e esquecidas, que devemos tomar.
  • Para evitar bolhas: provocadas pelo calor gerado do atrito, as bolhas, mesmo que não o façam parar, são um inferno. A melhor fora de evitá-las é lubrificando as partes que se tocam. No caso dos pés, experimente passar Vickvaporub, pois além de lubrificar, a cânfora e o mentol existentes no produto dão uma sensação agradável de frescor. E em outras partes passe vaselina. Mas cuidado: passe pouca quantidade e espalhe muito bem para evitar que os lubrificantes acabem atrapalhando seu desempenho.
  • Vaselina: produto muito utilizado pelos corredores, é bom ter cuidado na hora de usá-la. Nos dias frios, prefira a vaselina sólida a líquida que, por espalhar-se melhor faz com que a lubrificação seja mais eficiente. Além de aplicar na área que você precisa, aplique também acima dela, pois assim ela vai "escorrer" durante a corrida e continuará lubrificando por mais tempo a região que você quer. E nada de vaselina industrial devendo ser usada apenas a de grau farmacêutico. A vaselina também pode ser usada para proteger os mamilos masculinos, se bem que a melhor solução é mesmo o esparadrapo ou uma camiseta regata bem fininha.
  • Barba: melhor fazer a barba à noite, antes de dormir, para evitar que o suor penetre nos pequenos cortes deixados pela lâmina de barbear, provocando aquela ardência e atrapalhando a concentração. Outra alternativa é o barbeador elétrico.
  • Amacie antes e use depois: esta todo mundo conhece, mas não custa lembrar. Tênis novo, camiseta moderninha, uma barra energética importada que você nunca ouviu falar, um short maneiro, um óculos que é a última moda. Se a próxima corrida for amanhã, um dia depois de ganhar os "mimos", use os produtos velhinhos mesmo.
  • Tênis desamarrado: mesmo que a poucos metros da chegada, correr com um cadarço desamarrado nem pensar. Para evitar isso, ao invés de um, dê dois laços nos cadarços. Também existe um pequeno plástico que o pessoal vende nas feirinhas que acontecem nas corridas.
  • Ilumine-se: se você só consegue treinar ao amanhecer ou à noite, quando está escuro, importantes dicas de segurança são, além de correr no acostamento ou em cima da grama ou ainda na calçada quando existir e de frente para o trânsito, use sempre uniformes de cores claras, vivas e refletivas. Até em dias nublados esta técnica é válida.
  • Truques mentais: alguns truques interessantes: para o primeiro longão que você for fazer, procure dividi-lo mentalmente em duas ou três etapas. Ao invés de pensar que vai correr 18k, procure vê-los como 3 etapas de 6k, uma de cada vez. Em uma prova, quando quiser correr mais rápido na segunda parte do percurso, mire um corredor que esteja a sua frente e depois, lenta, firme e consistentemente tente ultrapassá-lo e quando conseguir escolha outro e repita a dose, tudo com moderação. E tem mais, quando você estiver correndo atrás de um outro corredor, procure fixar se olhar sempre nos ombro e nunca nos pés para conseguir manter o seu ritmo e não acabar entrando no do outro. Além disso tem a vantagem de correr no vácuo deixado pelo outro corredor.
  • Tamanho do tênis: durante a corrida os pés se dilatam pelo aumento de fluxo sanguíneo e por isso muitos corredores tendem a comprar os tênis um ou mesmo dois números maior. Mais cuidado, pois tênis muito folgado também traz problemas. Na hora de comprar o calçado, o legal é fazê-lo sempre à tarde, quando seus pés já estarão naturalmente inchados e ainda experimentá-los com as meias que costuma correr.
  • Cor do uniforme: as cores escuras absorvem mais calor pois não refletem os raios solares. Por isso, ao correr, além da questão de segurança, prefira as cores claras. Pretas, jamais.
  • Pista inclinada: as ruas, para facilitar o escoamento, costuma ser inclinadas do centro para os lados. Ou seja, nas laterais as inclinações são mais acentuadas. Como os pés são obrigados a ficar desnivelados, uma mais alto que o outro, correr por muito tempo assim pode comprometer o desempenho e, pior, as articulações. As laterais ainda por cima também acumulam mais detritos, um perigo em dias de chuva.
  • Renovar é preciso: ao invés de ficar comparado tempos, dedique-se mais à distância, se puder, e menos a velocidade. Procure também fazer provas diferenciadas, em circuitos novos ou horários diferentes. Procure inovar e evitar a rotina, principalmente quando você está em crise com a corrida.
  • Unhas dos pés: sempre bem aparadinhas para que não causem problemas. Nas corridas, principalmente em descidas fortes, se elas não estiverem aparadas, é problema na certa, já que elas ficam pressionadas contra a parte interna do bico do tênis. Corte as unhas, evitando fazer isso na semana da prova também.
  • Tangenciando as curvas: nas provas, quando existir uma curva, procure tangência-la, de maneira a não atrapalhar os outros corredores. Comece-as bem aberto e tangencie-as no ponto mais inferior possível e saia abrindo novamente.
Fonte: por Márcio Dederich (espiritocorredor@terra.com.br)

Nenhum comentário: