segunda-feira, 17 de agosto de 2009

REVEZAMENTO PÃO DE AÇÚCAR EM BRASÍLIA

E aí, corredor?!

Lá estava eu ontem fazendo parte da festa da 2ª Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar realizada ontem, 16 de agosto, em Brasília.

O circuito surpreendeu a todos. Todas as equipes tiveram que correr a mesma distância de 5 km. Cada atleta das equipes de dupla tiveram que dar 4 voltas no circuito para completar os 21k. Os atletas das equipes de 4 corredores tiveram que dar 2 voltas para fazer os 10k. Apenas os atletas das equipes com 8 integrantes tiveram que fazer uma vez o circuito.

Um pouco de confusão marcou o início da prova. Ninguém sabia ao certo onde era feita a passagem da munhequeira da equipe. As equipes foram identificadas em sua numeração e na munhequeira pela cor, sendo que das duplas era azul, equipe de 4 verde escuro e equipe de 8 verde claro. Mas até os atletas entenderem esta codificação levou um tempo, e a primeira leva de corredores sofreu um pouquinho.

Além disso, existia uma parte do circuito que passava perto de onde estavam os staffs das equipes, o que provocou confusão por que atletas que estavam correndo foram atrapalhados pelos que estavam chegando e esperando a sua hora de correr. Mas tudo foi resolvido rápido pela organização que isolou uma parte da pista para os corredores, ficando um pouco mais tranquilo.

No mais a prova foi sensacional. Fiz 10k, tendo que dar duas voltas no circuito. Montado na altura das quadras 107 a 114 sul, o circuito tinha uma boa descida e uma subida forte. O começo da prova era uma subida de 1,5k mais ou menos. Depois tínhamos uma grande descida e novamente uma subida para voltar ao local da transição. Não gosto muito de correr mais de uma vez pelo mesmo trecho como aliás a maioria dos atletas que conheço, mas nada disso abalou minha concentração.

O que mais me atrapalhou mesmo foi a confusão do trecho da prova em que passávamos próximo a área de staff. Muita gente torcendo, conversando e andando, o que me fez reduzir para não colidir com ninguém. No mais, como fui o 2º atleta da equipe a correr, já fiquei sabendo da área de transição e do esquema de cores, facilitando na hora da troca.

Fiquei feliz por que percebi que estava com mais força na subida, onde imprimi um ritmo mais forte que o normal e aguentei este ritmo por mais tempo que antes. terminei a prova em 48min14, um tempo 1min inferior ao meu recorde mas que gostei muito, por que achava que, com a confusão no trecho que mencionei, teria meu desempenho mais comprometido, fazendo em torno dos 50min. A equipe também foi bem. Completamos os pouco mais de 42k em 3h12min.

No mais, muito bom saber que o treinamento imposto pelo treinador tem surtido efeito. Cheguei a conclusão que para melhorar agora, além de continuar nos treinos, preciso de reforço muscular em uma academia. Já estou até matriculado, mas só começo depois da prova mais desejada do ano para mim, a Meia Maratona do Rio de Janeiro, que está chegando.

Boas passadas.

Nenhum comentário: