quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MAIS SOBRE A SOBRETAXA DOS TÊNIS

E aí, corredor?!

Já falei aqui sobre a discussão da sobretaxa aos tênis importados que está para ser votada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) nos próximos dias. O motivo é que as fabricantes brasileiras alegam que os calçados importados, principalmente aqueles que vem da China (a grande maioria, diga-se de passagem), tem sofrido o famoso dumping, ou seja, os seus preços estão sendo colocados lá embaixo e destruindo a concorrência brasileira.

E por que destruindo? Bem, é que nós, e vou falar de nós atletas regulares e, em particular, corredores, ao procurar um tênis para correr, já temos entre nós marcas preferenciais, indicadas por professores, amigos, vendedores e tudo mais. E geralmente estas marcas são as importadas. Asics, Mizuno, Adidas e Nike figuram no topo das listas de pesquisas e preferências de compra dos brasileiros. 

A briga é boa. De um lado, defendendo os fabricantes brasileiros temos, como principal representante, a forte Olimpikus e do outro Asics, Mizuno, Adidas, Puma, Nike. Os importadores alegam que no Brasil os fabricantes não tem tecnologia para produção dos tênis, e não tem mesmo. Não podemos comparar o amortecimento proporcionado pelo Asics com o da Olimpikus. 

Há uma corrente que sugere que ocorra esta sobretaxa apenas em modelos que o Brasil produz um concorrente, mas aqueles em que a tecnologia não exista no país continuariam "apenas" com a alíquota de 35%, que já é bastante alta. 

O mais engraçado de tudo isso é que o preço dos tênis importados já não é barato. Um Mizuno Creation 10 custa 549 reais, um Asics Nimbus 11 custa 499 reais, por exemplo. Este custo deve-se ao fato de que eles já são taxados em 35%. E vem as fabricantes nacionais acharem que por isso estão sofrendo uma concorrência desleal e daí, se aumentar mais ainda o preço dos importados nós vamos correr para comprar os nacionais.

Enfim, precisamos mesmo é que as fabricantes nacionais, ao invés de ficarem nessa briga, comecem a fazer calçados que realmente possam concorrer com os importados, uma vez que o preço destes já é alto demais, e não é qualquer um que pode comprar. Mas se houver esta sobretaxa indiscriminada, quase ninguém vai querer comprar tênis aqui. Uma minoria vai fazer o que já faz, comprar no exterior. A grande maioria no entanto vai correr para o paralelo, ou seja, os piratas, que são prejudiciais demais e não ajudam em nada a economia brasileira.

Eu particularmente confesso que não confio minhas passadas ao tênis nacionais, por que a tecnologia deles - amortecimento, costura, formato, peso, performance, durabilidade, entre outros - é inferior aos modelos importados. Basta fazer o teste na hora da compra. Não dá para comparar. Acho tudo isso uma grande sacanagem mesmo dos nacionais, que deveriam, como já falei, tentar melhorar os seus calçados ao invés de procurar travar este tipo de guerra que só vai prejudicar os praticantes de esportes como nós e o consumidor brasileiro como um todo. 

Vamos ficar de olho e boas passadas.

Nenhum comentário: