terça-feira, 25 de agosto de 2009

DOLORIDA SURPRESA

E aí, corredor?!

Vamos a mais um artigo do professor Nirley Normanha:

De repente, uma fisgada no músculo coloca você fora de ação - é a cãibra ! ! !

Surge então uma dor que prolonga-se por alguns segundos e te coloca fora de ação. Uma contração forte, intensa, aguda e dolorida que costuma ocorrer após o esforço intenso de um músculo ou grupo muscular.

A vítima preferida é a panturrilha, na parte posterior da perna, por ser a mais solicitada na maioria dos esportes. Mas pode afetar o plantar dos pés, os dedos e a parte posterior da coxa também.

As causas são inúmeras. A maioria, é claro, ligadas a atividade física, sendo gerada pelo desequilíbrio nos líquidos corporais, principalmente água e sais minerais.

Podem ocorrer nos destreinados, que desejam tirar o atraso em um único dia, nos adeptos pela redução de peso que cometem o erro de ingerir diuréticos descontroladamente, e mesmo nos já em fase avançada de treinamento, pela carga excessiva e sem orientação nos exercícios. Existe ainda o uso de determinados medicamentos, gravidez, trabalho com movimentos repetitivos e/ou estáticos, dentre outros.

O desequilíbrio salino pode provocar as cãibras até mesmo depois de praticada a atividade, durante o sono, por exemplo. 

Se pensa que escapou por não ser um desportista, ou seja, por ser um sedentário de carteirinha está redondamente enganado. A prática da atividade física torna os músculos mais preparados para fazer ajustes metabólicos necessários para evitar problemas. Portanto, para um sedentário até uma tarde de passeio no shopping ou subida de um lance de escadas pode significar um esforço extra para o músculo e, consequentemente, uma cãibra repentina mais tarde.

Vai aqui então um roteiro bem simples para se prevenir e colocar seu organismo em equilíbrio novamente:
  • Alimente-se bem. Nunca deixe faltar alimentos ricos em minerais (principalmente cálcio e potássio)
  • Faça um bom pré-aquecimento ou inicie a atividade física de forma lenta, leve e progressiva
  • Tome líquidos antes, durante e depois da prática desportiva
  • Se a cãibra for persistente, faça uma avaliação médica. 
  • Procure evitar o fumo e o álcool
  • Ao sentir cãibras, pare imediatamente a atividade física para evitar a possibilidade de rupturas musculares
Se você sentiu a cãibra, parou e ela persiste, faça uma massagem leve no local afim de melhorar a circulação local. Alongue o grupo muscular levemente (se forçar pode romper fibras musculares) e o use gelo quando a dor for muito forte.

Relaxe e reveja o seu treinamento.

Boas passadas.

Por Nirley Normanha, Personal Running, professor de educação física e treinador da Equipe X, em Brasília.


Nenhum comentário: