quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ÁGUA, FUNDAMENTAL.

E aí, corredor?!

Inverno no Brasil, em muitos locais, não é sinônimo de frio e umidade alta. Se levarmos em conta o que acontece nesta época nos estados do centro-oeste então, quando a secura e o calor tomam conta de nossos dias, aí sim percebemos o quanto isso é verdade e o quanto nosso Brasil é grande e tem climas tão diferenciados.

Então, se em épocas normais, de umidade considerável e clima ameno nós, que praticamos uma atividade física, ao ar livre ainda, estamos suscetíveis aos intempéries do tempo e precisamos tomar muito cuidado para não prejudicarmos nossa saúde, imagina nesta época do ano.

No caso da umidade, quando abaixo de 20% é considerada crítica pela OMS - Organização Mundial da Saúde, quando qualquer atividade física fica mais complicada e prejudicial. para quem treina, a desidratação antecipa a fadiga, provoca dores musculares e cefaléias, problemas respiratórios e reduz a imunidade. Portanto, vale lembrar para o dia-a-dia:
  • Faça a ingestão de água sempre para manter seu corpo bem hidratado. Para saber se o consumo de água/líquidos tem sido suficiente é simples: basta verificar a cor da urina, que quando estamos nos hidratando suficientemente fica cristalina. Se tiver escura, sinal de desidratação, exceto sob efeito de medicação.
  • Vista-se com roupas leves e claras.
  • Acrescente na sua alimentação frutos e sucos.
  • Evite bebidas a base de cafeína - bebidas alcoólicas, refrigerantes Guaraná, Cola, RedBull, chá verde, café, etc. Estes tem ações diuréticas no organismo.
  • Nos treinos, tenha sempre água ou bebida eletrolítica ao seu alcance e faça a ingestão a cada 15 minutos de treino.
  • Prefira treinos no início da manhã, até às 9h30 no máximo ou á noite.
O consumo adequado de líquidos antes, durante e depois da atividade física é fundamental para otimizar o seu desempenho e proteger a sua saúde e o bem estar.

Fonte: Nirley Normanha - personal running, professor de educação física e treinador da Equipe X, em Brasília.

Nenhum comentário: