domingo, 12 de julho de 2009

TEAM HOYT

E aí, corredor?!

Hoje não vou falar de uma corrida que tenha feito. Hoje vou falar de uma dessas pessoas que encontramos nas provas que participamos que se tornam exemplos, motivadores para acordarmos cedo e participar de uma competição, sem o interesse específico de quebrar tempos, bater recordes. Apenas correr para estar ali, se divertindo, praticando algo saudável, vivendo um momento.

Rick Hoyt nasceu em 1962 com quadriplegia espática. O cordão umbilical se prendeu ao seu pescoço durante o nascimento cortando todo o oxigênio para seu cérebro. Os médicos disseram que não haveriam esperanças para o seu desenvolvimento. Mas seus pais não seguiram os conselhos médicos. Trouxeram Rick para casa para ser criado normalmente. 

Apesar dos diagnósticos médicos, o garoto que não podia nem se comunicar demonstrou ser tão inteligente quanto os outros irmãos e assim passou a ser criado pelos seus pais, como uma pessoa normal. O garoto se desenvolveu e em 1975 foi admitido em uma escola pública onde seria realizada uma corrida beneficiente. Rick disse que sentia vontade de correr. Dick, o pai, que era sedentário apesar de    empurrou o filho a corrida inteira e, mesmo exausto depois, chegaram realizados ao final da prova.

Daí em diante a vida dos dois mudou. Rick, após a participação na prova, escreveu para o pai: " Pai, enquanto estamos correndo não me sinto mais deficiente".

Dick começou então a treinar muito para tentar entrar na Maratona de Boston de 1979. Não foram aceito por que a idéia soava absurda para os organizadores. Mas eles conseguiram correr uma maratona menor, em um tempo excepcional, tanto que tiveram que ser aceitos em Boston. 

Desde então a dupla já participou de 64 maratonas, 20 duathlons, uma centena de corridas totalizando 212 triathlons, inclusive o Iroman do Hawaii, uma prova de superação com 15h de duração, 26.2 milhas correndo, 2.4 milhas nadando e 112 milhas pedalando, tudo num só dia. Ainda escalaram montanhas, fizeram trekking, percorrendo a América durante 45 dias. Já participaram de quase 1000 eventos diferentes.

Team Hoyt, exemplo no esporte. Exemplo de vida.

3 comentários:

turbay disse...

Opa, Caique! Parabéns pelo blog. Leio sempre..
Esse cara realmente é cabuloso! Já vi uma matéria na TV sobre ele
Agora, em relação ao posts passado (da dor do lado), queria saber se você acha que também é possível sentir essa dor quando existe o consumo de álcool no dia anterior.
Às vezes, quando faço isso um dia antes, sinto o problema.
Não sei se você sabe tão quanto o cara que escreveu o artigo, mas talvez possa me ajudar.
Valeu pelos textos, comecei a correr há pouco tempo e leio sempre o teu sítio. Abs

Unknown disse...

Aí, corredor.
Obrigado pelos elogios.
Olha só: Pra não dar mancada, pedi ao meu professor que me esclarecesse a sua dúvida, pra não ter vacilo. Mas, de antemão, e como vc já deve saber, correr depois de uma noitada não é nada bom. A dor de lado deve ser apenas uma das consequências, mas vamos ver a opinião do especialista.
Boas passadas e continue prestigiando nosso Blog.

Unknown disse...

Turbay, respondendo ao seu questionamento, e desculpe pela demora, veja aí a dica do treinador:
"O consumo frequente ou excessivo de alcool pode provocar a dor do lado.
Outro fator é correr logo apos ter-se alimentado. Vários órgãos do abdome , como fígado,
estômago e baço, estão unidos ao diafragma através de ligamentos. No caso da bebida
o alcool desitrata o figado com isso o organismo começa a reter liquidos, e consome-se mais
liquidos. Com o aumento de liquidos os ligamentos unidos ao diafragma são mais solicitados
enquanto se corre devido ao peso dai pode sim provocar dores."
Nirley Normanha Braz
Especialista em Treinamento Desportivo
Educador Físico
CREF 4821-G/DF