quarta-feira, 1 de julho de 2009

GRUPOS ALIMENTARES

E aí, corredor?!

A alimentação é um dos principais cuidados que devemos ter para qualquer prática esportiva e, ao correr, é fundamental sabermos o que comer para que não tenhamos nosso desempenho em uma prova prejudicado. Inclusive, não podemos esquecer que a alimentação correta auxilia no bom desenvolvimento e resposta aos treinos.

A minha "bíblia das corridas", a revista O2, na edição de março trouxe uma matéria muito interessante sobre este assunto, com o título "Alimentação Pós-Treino". Vale a pena ler, mas o que vou destacar é um dos box existentes na matéria, "Entenda a Importância de cada Gupo Alimentar". Ou seja, explica qual o resultado de cada alimento para a nossa prática. Veja só um resumo:
  1. Carboidratos: são os principais fontes de energia e responsáveis pela contração muscular e agem no sistema nervoso central, melhoram a queima das gorduras estocadas no corpo.
  2. Proteínas: importantes na reparação e construção dos tecidos corporais, na formação de hormônios, coagulação sanguínea e como fonte energética.
  3. Gorduras: nutriente que oferece calorias. Principais fontes de energia quando estamos em repouso e importantes para as funções metabólicas do organismo. 
  4. Vitaminas e minerais: importantes para o bom funcionamento do metabolismo e do combate contra radicais livres. Melhor que a ingestão seja feita de maneira natural e n˜åo por meio de suplementação.
  5. Água: responsável pela regulação térmica e pelo transporte de nutrientes e produtos do metabolismo. A falta causa uma sensível perda na performance.
  6. Bebidas esportivas: indicadas somente após o treino para a correta reposição dos sais minerais e líquidos perdidos durante a atividade esportiva.
O mais importante é sempre consultar um nutricionista para prescrever a alimentação mais correta para as suas necessidades e, sempre lembrar que todo o excesso faz mal.

Boas passadas.

Nenhum comentário: