terça-feira, 28 de julho de 2009

ERROS NA ALIMENTAÇÃO PREJUDICIAIS AO DESEMPENHO NA CORRIDA

E aí, corredor?!

Passeando pelos sites especializados em corrida, nossa atividade, a gente aprende bastante sobre nosso esporte e como melhorar nosso desempenho, tanto em treinos como em provas. Ontem foi uma matéria da Revista Contra o Relógio, além de muitas outras matérias da Revista O2 já publicados. Hoje destaco um texto da Revista Sport Life, publicado em seu site sobre alimentação. "Cinco erros na alimentação que prejudicam o seu desempenho na corrida" elucida dúvidas que sempre temos sobre o que comer e beber antes de uma prova. Veja só:

Comer massa demais: uma quantidade excessiva do alimento implicará em problemas digestivos que poderão atrapalhar sua performance. Procure comer aveia no café da manhã, inclua uma porção de batatas cozidas no prato do almoço e opte por uma massa no jantar, mas sempre em quantidades habituais, nunca em demasia.

Beber muita água: o líquido hidrata, mas também dilui os eletrólitos (potássio, sódio, magnésio, etc.) o que, em excesso, debilita o organismo e pode provocar cãibras e, em casos extremos, levar a hiponatremia, um distúrbio fatal. Tome no máximo 500 ml de água entre duas a três horas antes de competir e tome um copo de água antes da largada.

Ingerir uma grande quantidade de fibras: Não abuse desse nutriente no dia anterior a uma prova para evitar gases e dores abdominais.

Não tomar café da manhã antes de correr: se você vai competir logo pela manhã, não cometa o erro de não comer nada ou diminuir drasticamente o que costuma ingerir nas primeiras horas após acordar. A primeira refeição do dia mantém seus níveis de glicose. Procure despertar cerca de três horas antes da largada e faça um bom café da manhã, apenas evite alimentos pesados. Se não quer comer nada sólido, opte por uma vitamina reforçada com bananas, leite desnatado e açúcar mascavo.

Não experimente pratos no fim de semana da prova: comer algo que você não está acostumado pode levar a problemas digestivos e colocar um ponto final em sua competição antes do tempo!

Nenhum comentário: