sexta-feira, 10 de julho de 2009

DOR DO LADO


E aí corredor?!

Aqui mais uma excelente matéria criada pelo nosso treinador e amigo, Nirley Normanha, sobre a dor que sentimos no lado direito da barriga quando corremos. Veja que legal.

Uma pontada abaixo das costelas, seja do lado direito ou do lado esquerdo, é que às vezes impende de continuar correndo.

Existem vários estudos sobre a dor do lado. Especialistas lançam várias teses que explanam sobre a alimentação, movimentos peristálticos, espamos no diafragma. Sabe-se que ela acomete no início da corrida e quando a atividade é de alta intensidade ou quando o atleta assume um padrão de respiração torácica mais curta e pouco profunda ao invés do padrão normal, mais longa e profunda.  

Alguns fatores contribuem para o seu aparecimento, como por exemplo:
  • corridas em declives acentuados;
  • corridas rápidas e sustentadas em alta intensidade;
  • fraqueza na musculatura da parede abdominal;
  • baixa temperatura do ambiente de treinamento;
  • iniciar a corrida muito rápido;
  • comer ou beber antes do exercício.
E o que fazer quando começar a sentir esta dorzinha?

Diminua a intensidade da corrida, respire fundo e vagarosamente, procure manter o ritmo mais leve e de acordo com a sua respiração e exerça pressão com os dedos sobre o local da dor. Se tudo falhar, obedeça seu corpo e interrompa a corrida até a dor passar.

Existe outro truque: quando você corre existe a tendência de expirar ao pisar com o pé direito no chão. Isso coloca a pressão sobre o seu fígado (localizado no lado direito), que o repassa para o diafragma e produz espasmos musculares, fazendo surgir a dor. Por isso o conselho e expirar o ar quando o seu pé esquerdo tocar o chão.

Um outro? Coloque uma folha verde sobre o local. Isto é um mito mas às vezes funciona.

Boas passadas.

Nirley Normanha e Personal Running, professor de educação física e treinador da Equipe X, em Brasília.

Nenhum comentário: