quarta-feira, 8 de julho de 2009

CERVEJA: "BEBIDA DOS DEUSES OLÍMPICOS"

E aí, corredor?!

Um estudo feito pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, intitulado "Idoneidade da Cerveja na Recuperação do Metabolismo dos Desportistas", apresentado ontem, dia 7 de julho de 2009, revelou que o consumo moderado da cerveja para os atletas é uma excelente fonte de hidratação diária e ajuda na recuperação após a prática esportiva.

O estudo foi baseado em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada com o aval do CSIC. Segundo o documento, os componentes da cerveja ajudam na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento e também favorece a prevenção de dores musculares. O estudo foi realizado em dois anos e recomenda o consumo de 3 tulipas de 200 ml (20g a 24g de álcool) para homens e duas para mulheres (10g a 12g) por dia, volume considerado moderado pelos autores do relatório.

As pesquisas foram feitas com 16 atletas universitários com idades entre 20 e 30 anos, boa forma física e que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima de 14 km/h. Além disso, todos deveriam ser consumidores habituais e moderados de cerveja, manter uma dieta mediterrânea, não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo.

Os testes foram realizados durante 3 semanas em baterias diárias de uma hora de corrida, sob o calor de 35º, 60% de umidade relativa e duas horas de pausa para hidratação. Nesse intervalo, os atletas bebiam água ou cerveja (máximo de 660 ml), alternando as bebidas em cada pausa para hidratação para comparar os resultados.

A conclusão foi que a cerveja permitia recuperar perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água. Os cientista usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endócrino-metabólicos e psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção/reação, entre outros) para comprovar que o álcool afetava a atividade de hidratação.

O estudo destaca ainda que a cerveja possui substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.

Mas apesar da defesa do consumo de cerveja, os pesquisadores espanhóis afirmam que este consumo nunca deve passar da moderação, porque o excesso de álcool não se metaboliza, afetando, assim, o sistema nervoso central. 

No caso dos desportista a recomendação é beber durante as refeições. Nunca momentos antes de praticar exercícios nem logo depois. O intervalo indicado para a cervejinha da hidratação é de duas horas antes ou depois da prática.

A cerveja contém 95% de água e é a bebida alcoólica com menor gradação (5% em média). Uma tulipa de 200 ml possui 200 calorias, o mesmo que um copo de suco de laranja.

Sendo assim, tomar a gelada é até recomendado pelos especialistas, principalmente se aliado a uma prática esportiva. E se for corrida então mais do que certo, já que o estudo utilizou esta prática para chegar aos seus resultados.

Um brinde então e boas passadas.

2 comentários:

Filipa Coutinho disse...

Olaaaa de Portugal!!!!
Caique adorei te conhecer..adorei os treinos e o tempo que passei em Brasilia!! Dei uma passadinha pelos dois blogs e gostei muito!
Keep going..* beijinhos

Unknown disse...

Olá, Filipa
Já estamos com saudades de você. Quando falta alguém cuja presença tenha tão constante, nós achamos até que o treino está mais vazio. Escreva sempre. O email vc já sabe. Bjs.