quinta-feira, 2 de julho de 2009

AQUECIMENTO

E aí, corredor?!

O que é mais importante ao iniciar uma prova ou treinamento, um alongamento ou um aquecimento ? O mito de que alongar é essencial pareceu ter caído por terra segundo os especialistas e o melhor mesmo é fazer um bom aquecimento, Veja aéi o que diz meu treinador Nirley Normanha

Muito além do alongamento, o aquecimento evita os riscos de lesões no esporte.

Antes de fazer qualquer exercício, aqueça o corpo. Na atividade física, esta regrinha é tão essencial quanto escovar os dentes de manhã. Principalmente no inverno, quando o corpo esfria um pouco mais.

Muita gente ignora isso, seja por falta de informação ou por acharem que o importante é "ir direto ao assunto" - ao jogo, ao treino, aos exercícios - enquanto as energias estão intactas. Com isso acabam colocando em risco estruturas importantes do organismo como músculos, articulações e até o coração. Tudo por que elas não estão devidamente preparadas nem adaptadas para o esforço a que serão submetidas. 

Sem aquecimento os músculos ficam vulneráveis a distensões e mesmo as articulações se desgastam. E o coração é mais exigido à medida que é solicitado sem nenhum 'aviso prévio'. As consequências podem variar de um mal estar até problemas mais sérios como dificuldades respiratórias e desmaios, sem contar as temidas lesões.

Mesmo os mais condicionados, que praticam esportes regularmente, necessitam do aquecimento para melhorar o desempenho. Entende-se como aquecimento a elevação da temperatura corporal, o que ativa o fluxo sanguíneo, abrindo os vasos, oxigenando os músculos e estimulando a produção do líquido cinoval, um lubrificante das articulações.

Ao final do treino é necessário desaquecer o organismo, reduzindo a intensidade da atividade nos últimos 5 minutos, no mínimo. É claro, sempre alongar após a atividade física.

Músculos preparados, coração na zona alvo adequada, capacidade respiratória estimulada . . . está na hora do treino, do jogo, da corrida, enfim, de aproveitar os benefícios da atividade física.

Nirley Normanha e Personal Running, professor de educação física e treinador da Equipe X, em Brasília.

Nenhum comentário: