quinta-feira, 18 de junho de 2009

VOLTA DO LAGO CAIXA 2009

E aí, corredor?!

Dia 21 de junho acontece a 6ª edição da ultramaratona de revezamento mais famosa de Brasília, a Volta do Lago Caixa. A prova de 100k é dividida em 13 percursos onde estão localizados os postos de troca dos atletas. O percurso dá a volta num dos cartões postais da capital federal, o Lago Paranoá.

Podem ser formadas equipes compostas de 2 a 8 atletas que devem fazer as trocas a cada percurso. Também podem se inscrever atletas que quiserem correr sozinho os 100k, e não são poucos os que se dispõem a essa proeza.

Existem percursos de 9k a pouco mais de 3k, em asfalto ou terra batida. A prova começa no friozinho da manhã de outono, passa pelo calor da tarde e vai até quase o final do dia, 16h, com todo mundo extenuado, seja pela pressão psicológica que a corrida gera ou pela esforço físico ao correr.

O circuito possui altimetria variada e, a cada ano, vem entrando pelo período mais complicado no clima de Brasília, quando a umidade relativa do ar chega a níveis preocupantes. A prova, que começou sendo realizada no início de maio, este ano acontece na 2ª quinzena de junho, quando a seca já domina o ambiente do planalto central.

Como a prova acontece de 5h30 da madrugada (largada da categoria individual) até 16h da tarde (o tempo máximo para cumprir o 100k é de 10h para todas as categorias), a galera pega períodos variados de clima e umidade, e principalmente corre no auge da baixa umidade, entre 10h a 16h. Some-se a isso a altitude da cidade, localizada a cerca de 1.000 acima do nível do mar, o que já deixa o ar rarefeito e a sensação de esforço na respiração bem mais evidente para quem corre ou mesmo anda. 

Mas nada disso impede que várias pessoas, de Brasília e do Brasil (e inclusive do exterior, estes representados pelas embaixadas que montam suas equipes) participem da Volta do Lago Caixa. Apesar do sofrimento de correr durante o dia todo - afinal, mesmo que o atleta não esteja fazendo o percurso ele está, geralmente, no apoio - a corrida acaba sendo uma diversão. Cada centímetro vencido pela equipe é comemorado como uma vitória e chegar ao final no período estipulado é muito gratificante.

Ano passado eu fiz minha estréia. Corri, intervalado, mais de 17k, considerando a distância dos trechos que peguei. E foi daí que tirei motivação para encarar a Volta da Pampulha com seus 18k sem intervalos, e, este ano, a Meia Maratona da Caixa em abril. 

Agora é esperar domingo e que os deuses do asfalto estejam a nosso favor, com uma temperatura agradável e um clima o mais úmido possível, para fazermos uma prova confortável. Sem esquecer do grande Deus também, que nos proteja nessa nossa aventura esportiva, em particular os atletas da categoria individual, 12 homens e 1 mulher, e das duplas, que vão precisar muito mais.

Boas passadas.

Nenhum comentário: