terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A ROUPA PERFEITA

E aí, corredor?!

Já falamos aqui neste Blog da importância de um tênis adequado para a prática da corrida. É, sem nenhuma dúvida, a peça essencial do vestuário do corredor, já que um calçado adequado a sua pisada, com um bom amortecimento e que atenda às exigências do seu corpo na hora da corrida são essenciais.

Mas a tecnologia esportiva não se restringiu apenas aos calçados. A fabricação de camisas e shorts específicos têm sido cada vez mais uma preocupação das fabricantes de material esportivo.

O tecido de uma camisa de corrida deve funcionar como um regulador térmico e ser macio o suficiente para evitar, por exemplo, o atrito dos mamilos, que muita vezes provoca o sangramento. A roupa com uma costura grossa ou fina em excesso, com costuras incômodas é capaz de comprometer a performance do atleta, roubando segundos preciosos que impendem a quebra de um recorde pessoal ou uma corrida com mais prazer.

A tecelagem Santaconstancia, em parceria com o Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte, da Universidade Federal de São Paulo, resolveu avaliar o comportamento de diversos tecidos durante a corrida e desenvolveu o "teste da camiseta inteligente". A experiência foi realizada em um ambiente climatizado onde atletas, utilizando as camisas com os tipos de tecidos ofertados no mercado, corriam por um determinado período em uma esteira.

Foi analisada a temperatura do microclima (ambiente entre tecido/roupa e o meio externo) e o comportamento fisiológico dos atletas como frequência cardíaca, ventilação pulmonar e consumo máximo de oxigênio.

O algodão, apesar do toque agradável, tem fibras que encharcam facilmente e demoram a secar, ficando mais pesado e provocando frio fazendo com que o corpo precise de mais energia para aquecer e manter o equilíbrio térmico, que para ser confortável no ser humano deve estar por volta dos 32ºc.

O poliéster é o tecido mais seco e não gruda no corpo, só que o corpo precisa de um mínimo de umidade. Segundo o teste, a baixa absorção da umidade pode deixar a camiseta quente e desconfortável.

A poliamida foi a que se saiu melhor para a prática da atividade esportiva, Além de extremamente leve, manteve o equilíbrio entre o conforto térmico e microclima. É um tecido que não gruda no corpo suado e, por ser muito liso, não corre o risco e irritar os mamilos.

O short é tão importante quanto a camisa. O modelo não deve limitar os movimentos e o tecido deve também ser leve, macio, que facilite a absorção da umidade. 

O mercado oferece diversas camisetas e shorts próprios para nossa prática esportiva, mas é bom lembrar que são muitas as corridas que, em seu kit, oferecem camisetas com o material próprio. Às vezes o preço da inscrição compensa, já que além de podermos correr com os amigos e outros atletas, analisando nosso performance num circuito com medição realizada, podemos ainda levar para casa um material que servirá para os nossos treinamentos futuros.

Fonte: Revista Contra o Relógio 

Nenhum comentário: