quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

JOELHO DE CORREDOR

E aí, corredor ?!

Uma excelente matéria da revista Contra o Relógio sobre um problema que afeta não só a nós, corredores, como também ciclistas e outros esportistas que utilizam muito esta articulação, nosso amado joelho.

Para nós, corredores, este problema é tão comum que "joelho de corredor" até virou sinônimo de uma das lesões mais conhecidas entre nós, a Condromalacia.

O joelho é responsável pela metade das lesões que acontecem na corrida, tudo por conta do impacto que a atividade produz. Ele é a maior articulação do corpo e apresenta uma grande amplitude de movimentos.

Por conta da sua anatomia complexa e da sua fragilidade, é também a articulação mais fácil de lesionar, diferentemente do quadril, que é protegido por grandes músculos. As principais estruturas do joelho são ligamentos, meniscos, cartilagem e osso e são nessas estruturas onde aparecem os problemas que um corredor pode ter.

Muitos corredores correm há bastante tempo e nunca tiveram problemas com o joelho, mas a grande maioria dos corredores sofre com ele. Entre os vários motivos que provocam as lesões, os dois principais são a falta de fortalecimento, através do trabalho de musculação, e de alongamento.

A primeira medida ao sentir a dor é colocar gelo e, se a dor persistir, procurar o médico. Dependendo da lesão, uma diminuição da carga de treinamento, gelo e algum medicamento já resolvem. Em outros, é preciso operar, parar de correr por um tempo ou até definitivamente. Apenas um médico pode avaliar cada caso.

Há quem acredite, por exemplo, que a melhora do seu desempenho durante a corrida esteja associada à necessidade de  "sofrer" só que, na verdade, sentir dor é sinal de que alguma coisa está errada e a presença desse incômodo pode ser o fator determinante para não alcançar melhores marcas e insistir no esforço pode causar lesões graves.

Segundo os médicos, o problema mais comum é a "síndrome do corredor". A dor surge na face lateral, na parte de fora do joelho, devido ao atrito entre uma membrana e a estrutura óssea do joelho. O corredor pode sentir uma dor forte, depois de correr s primeiros 4 ou 5 quilômetros. Essa dor faz com que ele tenha que parar de correr. A dor desaparece mas continua na corrida seguinte. É um problema simples que se resolve com fisioterapia, mas precisa ser cuid
ado pois pode evoluir para lesões mais sérias.

A palavra-chave dos corredores deve ser "orientação", segundo ainda os médicos. Buscar dicas para se exercitar corretamente, fazer exames médicos, ter um bom tênis e fazer sempre alongamento. 

Nenhum comentário: