terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CUIDADOS PARA CORRER

E aí, corredor?!

O cuidado na hora de praticar uma corrida precisa ser constante em nossos treinos. Precauções importantes devem ser tomadas. Muitas já citamos aqui, e que não custa repetir como o cuidado com o tênis nosso principal ferramenta de "trabalho".

A Revista A+, publicação do jornal esportivo LANCE, trouxe, em um caderno especial sobre corridas, dicas interessantes e simples para quem vai correr. Olha só:
  • Óculos e boné: o sol das 10h às 16h é extremamente nocivo para o corpo humano como um todo e não apenas para a pele. Além do protetor solar, não se esqueça de boné e óculos escuros de qualidade para proteção.
  • Protetor solar: item tão básico e essencial quanto o tênis, o protetor deve ser usado 30 minutos antes da exposição ao sol para que ele possa penetrar na pele e deve ter FPS - Fator de Proteção Solar mínimo de 30, segundo os especialistas.
  • Respiração: com a respiração que muitos corredores marcam seu ritmo na corrida. O mais correto é inspirar pelo nariz pelo fato de o ar entrar filtrado e aquecido. No entanto, quem corre em ritmo forte, principalmente em uma competição, tem dificuldade de sempre inspirar pelo nariz, principalmente por que há necessidade de se ter mais oxigênio. Então, o negócio e inspirar pela boca mesmo, sabendo que o ressecamento será evidentemente maior, por isso, água nem que seja para um bochecho nos postos de controle.
  • Roupas: como o tênis, a tecnologia de camisas e shorts para corrida evoluiu de tal forma que existem tecidos específicos e próprios para corrida, como o dryfit e poliamida (veja teste publicado em post A ROUPA PERFEITA). Elas permitem que o suor evapore com mais facilidade, mantendo um mínimo de umidade para regulação térmica do corpo.
  • Água: A cada 30 minutos de corrida o corpo perde, em média, 350 ml de água. Por isso é muito importante ingerir água durante a corrida, se hidratando aos poucos, já que ingerir tudo de uma vez pode dificultar também trazendo a vontade de urinar. Correr com vontade de ir ao banheiro pode causar taquicardia e, fora isso, o planejamento de corrida fica comprometido.
  • Cãimbras: A causa científica mais provável da contração das fibras musculares, ou cãimbras, é o desequilíbrio de minerais no organismo. Ainda, o calor, a má hidratação e o mal preparo físico Os membros mais afetados são panturilha e coxas. O melhor é não parar imediatamente de correr, mas diminuir o ritmo lentamente até parar, alongar o músculo que sentiu a cãimbra e depois massagear a região com gelo.
  • Tênis: O calçado, como já mencionado anteriormente no Blog, deve ser próprio para corridas longas. A sua durabilidade varia de 500 a 800 km. Uma boa conservação e um bom tênis previne diversas lesões. Para saber mais sobre o melhor tênis leia os posts TÊNIS - O FIEL COMPANHEIRO e QUAL É O SEU TIPO DE PISADA?
Fonte: Revista A+

Nenhum comentário: