terça-feira, 20 de janeiro de 2009

REGULARIDADE NA CORRIDA

E aí, corredor?!

A Revista O2 do mês de janeiro publicou uma importante matéria sobre a necessidade e a importância de se ter um treinamento regular, isso válido para qualquer atividade física.Nada de exageros, é claro. Mas também nada de preguiça. A atividade física regular é recomendável para aumentar a longevidade e a qualidade de vida, especialmente os trabalhos aeróbicos. 

A quantidade de exercício a ser realizada semanalmente, conforme pesquisas realizadas, é de 150 a 200 minutos, quando o benefício cardiovascular passa a ser significativo. Esta recomendação vale para qualquer pessoa que queira melhorar sua saúde, seja ela sadia ou cardiopata, jovem ou idosa, magra ou obesa. Menos do que isso não adianta e mais aumenta o risco de lesões. A carga de exercício deve ser realizada de 3 a 5 sessões permitindo dias de descanso e sempre com sessões mínimas de 20 minutos.

Apenas caminhar não adianta. É necessário manter uma regularidade em termos de aceleração do sistema cardiovascular por pelo menos 20 minutos para que se possa atingir um condicionamento físico. Esse aceleramento é de pessoa para pessoa, sendo conhecido como limiar anaeróbico 1, com cerca de 60% da frequência cardíaca máxima (FC Máx. , que pode ser obtido por testes físicos específicos ou pela fórmula 220-idade). Atingir este limiar é fundamental durante o exercício para que o mesmo seja eficiente.  

Com a evolução do treinamento, a velocidade para se chegar ao limiar anaeróbico aumenta sem que a frequência cardíaca correspondente ao mesmo modifique significativamente. Este ponto pode ser detectado pela respiração, que passa a ser acelerada o suficiente, mas sem causar desconforto.

Quando se atinge o limiar anaeróbico 2, com cerca e 85% do FC Máx. , a respiração é bastante ofegante e a sensação de fadiga intensa. Embora tradicionalmente somente atletas costumem atingir este ponto, recentes pesquisas na área de cardiologia evidenciam que até mesmopara  cardiopatas seria interessante atingir, de maneira intervalada, este limiar e um ou dois treinos da semana. 

Ou seja, galera, manter os treinamentos é fundamental mesmo para quem não quer competir nas provas. Só a prática regular, treinado de 3 a 5 vezes por semana por no mínimo 20 minutos traz benefícios para saúde.  Então nada de preguiça. Vamos botar as pernas para movimentar.

Fonte: Revista O2
 

Nenhum comentário: