sábado, 4 de outubro de 2008

MEIAS MARATONAS - EU POSSO?

Dicas interessantes

E aí, corredor ?!

A Revista O2, na edição do mês de setembro, trouxe um encarte interessantíssimo sobre parâmetros a serem analisados para quem está com vontade de participar de uma prova de Meia Maratona, enfocando basicamente a prova internacional que acontece no Rio de Janeiro agora neste mês de outubro.

No encarte dicas excelentes para quem vai participar da prova, que podem ser tomadas como base para qualquer prova de meia maratona (21,1km). Para quem vai, recomendo a aquisição, se ainda for possível, desta edição da Revista O2. Na verdade, sugiro que assinem mesmo a publicação caso seja um praticante deste esporte maravilhoso, por que não há nenhuma melhor, na minha avaliação.

Bem, mas voltando às dica que o encarte mostra, temos o TREINAMENTO, com informações básicas sobre qual o tipo de condicionamento você deve ter para participar da prova do Rio. Veja aqui um resumo:

Eu posso? -  Para estar apto a participar de uma meia maratona o atleta deve correr pelo menos 12km de forma confortável, há 6 meses, com treinamento realizado no mínimo 3 vezes por semana e já ter de alguma prova entre 5km e 15km.

Longão - devem ser predominantes nos treinos para a meia maratona. Nos treinos, deve ser levado em conta o tempo que a pessoa quer fazer na prova, mesmo tempo que o treinamento deve durar. Por exemplo, se você quer terminar a meia em 2h20min faça o longão com este tempo sem se preocupar com a distância.

Regularidade - é importante seguir à risca o mínimo de 3 treinos por semana, independentemente dos problemas que podem dificultar a prática (trabalho, trânsito, compromissos). Se você decidiu fazer a prova, tenha a determinação de seguir esta regra, para que o condicionamento e sua resistência surtam o efeito desejado no dia da prova. Não vacile.

Correr de forma confortável - não se preocupe com o tempo por quilômetro. De um modo geral, a regra é concluir uma competição longa devagar e não rápido. Por exemplo, se você pretende fazer a meia maratona em 2h20min, deve fazer o percurso de 10km em entre 1h e 1h03min30s.

No encarte da Revista O2, edição de setembro, temos outras informações para os corredores, como dicas de acessórios para a corrida, nutrição, hidratação, úteis para qualquer prova com esta distância que você venha a fazer. Recomendo mesmo. O site da Revista está no menu direito, em ESTES EU RECOMENDO. No site, muitas outras dicas para quem pratica corrida.

Nenhum comentário: