terça-feira, 14 de outubro de 2008

MEIA MARATONA DO RJ - AFRICANOS FAZEM DOBRADINHA

E aí, corredor ?!

A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro aconteceu no último domingo, dia 12 de outubro, dia também da nossa padroeira, Nossa Senhora da Aparecida e ainda das Crianças. Por isso, a festa na cidade do Rio não poderia ser mais abençoada e melhor. Tanto foi assim que o sol brilhou para os corredores durante a prova. E, convenhamos, correr no Rio com sol, apesar de ser mais desgastante para nós corredores, no caso desta cidade, fica uma combinação perfeita por que a beleza da paisagem fica muito mais destacada com a luz do sol.

Pieguices à parte, o evento foi um total sucesso. Nem poderia ser diferente. Afinal, a cidade maravilhosa é um lugar, todos sabem, "abençoado por Deus e bonito por natureza" (valeu, Gilberto Gil!), e o evento reuniu duas competições importantes: a Meia Maratona que acontece todo ano e o Mundial de Meia Maratona da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo).

Sendo assim, 15 mil pessoas se reuniram na Praia de São Conrado para a largada da prova, que para as mulheres aconteceu às 8h45 e para os homens às 9h15. Os atletas saíam de São Conrado, subiam a Niemayer, desciam para o Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana, Leme, Botafogo para chegar finalmente ao Aterro do Flamengo. Ou seja, paisagens para se deliciar não faltaram aos corredores, que puderam contar durante todo o percurso com o apoio do caloroso povo carioca, que incentivou os atletas em todos os espaços do evento.

A primeira atleta a chegar foi a Queniana naturalizada holandesa Lornah Kiplagat, que sagrou-se tri-campeã do mundial. Ela completou o percurso em 1h08min37. No masculino outro africano, o atleta da Eritréia Zersenay Tadese, que completou com 59min56 que bateu o recorde do circuito e bateu o recorde da prova.

Marilson Gomes dos Santos foi o melhor brasileiro, chegando em 8º com 1h03min14. Entre as mulheres, Maria Zeferina Baldaia conseguiu a melhor colocação, 17ª, com 1h13min42. 

Ainda teve a competição por equipes no evento, vencida pelo Quênia no masculino e Etiópia no feminino. 

Enfim, os africanos dominaram a prova por completo. Além do título individual e por equipes, ficaram ainda com o segundo e terceiro lugares no feminino e no masculino com Etiópia, Quênia e Quatar.

Festa maravilhosa na cidade maravilhosa.

Nenhum comentário: