segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CORRIDAS E VIAGENS - I

RIO DE JANEIRO - MEIA MARATONA

E aí, corredor?!

Correr pelas ruas da cidade maravilhosa há muito tempo deixou de ser um privilégio apenas dos cariocas. Existem tantas provas interessantes na cidade que cada vez mais corredores, brasileiros e estrangeiros, tem se aventurados nas corridas de rua do Rio de Janeiro. Nada surpreendente já que esta acolhedora cidade sempre está de braços abertos para acolher qualquer um que queira conhecê-la. Afinal, o Rio é a cidade brasileira mais visitada pela sua beleza natural, composta de belas praias e morros. Seja no Pão de Açúcar ou na bela Baia de Guanabara, ou no Cristo de Redentor que abençoa toda a cidade, ou mesmo nas belas e muitas praias, o turista tem sempre um lugar para se lembrar para sempre quando passeia pelo Rio.

Participar da muitas provas existentes é um convite mais do que prazeroso para a prática da corrida. Afinal, grande parte das corridas utilizam a orla carioca como pano de fundo. Se não são as praias, é a Baia de Guanabara que acompanha os corredores.

No dia 12 de outubro próximo acontece uma das mais sensacionais provar de rua do Rio de Janeiro e do país, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O percurso, que sai de São Conrado e passa pelas lindas praias da zona sul termina no Aterro do Flamengo. São 21,1km de beleza e visual imcomparáveis. 

Aproveitar a corrida como um bom motivo para curtir a cidade maravilhosa é uma excelente pedida, sem esquecer, é claro, que o mais importante é a corrida. São muitos pontos turísticos para serem visitados e muitos locais fantásticos para conhecer. 

Cristo Redentor para conhecer de perto uma das imagens mais lembradas pelos turistas do Brasil, e uma das maravilhas do mundo, o Cristo. Não são poucos os que se emocionam ao ver a imensa estátua de perto. O Pão de Açúcar também merece uma visita, local do famoso bondinho de onde se tem uma vista privilegida da Baia de Guanabara.

As praias são muitas. Temos Ipanema, praia da moda, Copacabana, a preferida dos turistas estrangeiros, Barra da Tijuca e Recreio, um pouco mais distantes, mas lindas. E mais longe ainda temos as praias frequentadas mais por surfistas, Grumari e Prainha, preservadas da especulação imobiliária.

A Floresta da Tijuca é um dos locais preferidos pelos amantes das caminhadas e do ciclismo. É a maior floresta urbana do mundo. O Jardim Botânico é um oásis na floresta de concreto, com suas plantas centenárias.

Além da Meia Maratona do Rio, a cidade tem outras provas muito boas e que atraem muitos corredores, das quais destaco:
- Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro - em junho (http://www.maratonadorio.com.br)
- Circuito das Estações Adidas - uma prova a cada estação, com percuros de 5km e 10km (http://www.ativo.com/Eventos)
- 10k Rio Corrida Panamericana - (http://www.10krio.com.br)
- Circuito de Corridas da Caixa - 5km e 10km (http://www.ativo.com.br)

Para conhecer e saber mais sobre o Rio e suas corridas, clique nos linques:
- http://www.yescom.com.br
- http://www.ativo.com.br
- http://www.riodejaneiro-turismo.com.br/pt/
- http://www.copacabana.tur.br/pontosturisticos/
- http://www.copacabanrunners.net

Algumas dicas para a Meia Maratona do Rio:
Hidratação - cerveja não é hidratante, é diurético. O álcool é tóxico e dever ser consumido muito longe do horário da corrida. E também não comemore sua chegada com cerveja. A perda de líquido numa corrida jamais pode der compensada com bebidas alcóolicas. Beba água em todos os postos da prova, no mínimo 200ml a cada 30 minutos e na chegada beba bastante líquido.
Nutrição - alimente-se, antes da prova, com alimentos ricos e carboidratos e de fácil digestão, moderada em proteínas e com baixo teor de gordura. Durante a corrida a supolementação deve ser feita com ingestão de carboidratos na forma a qual o corredor está acostumado
Acessórios - a camiseta deve ser fresca, clara e já ter sido usada algumas vezes, o calção também deve ser feito de tecidos leves e claros, sem desenhos que possam raspar em partes do corpo como virilha e coxas, meias de cano curto e sem elástico, o tênis não pode ser novo, pois o calçado deve estar amaciado, utilize boné ou viseira. Use protetor solar em todos os momentos (treinos e corrida) com fator mínimo de proteção 15 e contra raios ultravioleta A e B (UVA e UVB). Procure aqueles resistentes ao suor.

Nenhum comentário: