segunda-feira, 1 de setembro de 2008

CORRIDA DE RUA CAI NO GOSTO POPULAR

E aí, corredor ?!

Diversos estudos demonstram o crescimento das corridas como prática esportiva preferida por muitos esportistas. A cada ano, mais e mais corridas são organizadas em todo o país e conta com a participação de um número crescente de participantes.

As corridas de rua surgira ainda no século XVIII na Inglaterra e ainda naquele século espalhou-se pela Europa e Estados Unidos. Após a primeira maratona olímpica, a modalidade difundiu-se ainda mais tendo seu apogeu por volta de 1970, principalmente nos EUA, com a teoria do norte-americano Kenneth Cooper sobre os benefícios de sua prática.

Foi também na década de 70 que as primeiras provas permitindo a participação popular surgiram, onde primeiro largavam os atletas de elite e depois os praticantes.

Atualmente, com os problemas da vida moderna, onde a competitividade estressante e os recursos tecnológicos tornaram o homem extremamente sedentário, é no hábito de correr que muitos recorrem para promoção da saúde, da melhoria estética, da integração social, da fuga deste estresse da vida moderna. Ainda mais por se tratar de um esporte acessível a todas as camadas sociais, que demanda baixo custo tanto para corredores como ara os organizadores de eventos.

A Federação Paulista de Atletismo, em levantamento realizado em 2005, constatou um grande aumento no número de corridas e participantes no estado. Somente naquele ano, 250 provas foram realizadas, com um número de 250 mil participantes.

Nas corridas de inverno do Circuito das Estações promovida pela Adidas este ano, em São Paulo obteve-se o número recorde de mais de 5 mil inscritos. Em Belo Horizonte, capital mineira, onde a prova também é realizada, também tivemos recorde: mais de 3 mil corredores.

Na São Silvestre, mais popular e tradicional corrida de rua do país, o número de inscritos, há alguns anos teve que ser limitado tal é a procura pelo evento. Hoje, o número de inscrições está limitado a 15 mil atletas.

E a tendência do esporte é de ter cada vez mais adeptos e provas. Nos últimos anos, por exemplo, percebe-se que o interesse das mulheres vem crescendo, sendo que em vários estados já existem corridas específicas para este público, como o Circuito Vênus, que acontece no Rio de Janeiro em setembro. 

 

Nenhum comentário: