quarta-feira, 3 de setembro de 2008

CORRA PARA SALVAR O PLANETA

E aí, corredor ?!

A degradação do meio ambiente é séria e cada vez mais evidente. Florestas sendo desmatadas, rios morrendo, cidades poluídas, mares cheios de lixo, espécies animais e vegetais sendo extintas, o buraco da camada de ozônio, o superaquecimento global são apenas algumas provas de que tem algo errado com o planeta.

Não é possível mais parado, sem tomar nenhuma atitude, por menor que seja, pois isto afeta a todos. E nós, amantes de esporte ao ar livre, influenciados que somos pelos efeitos degradantes da poluição ambiental, precisamos tomar posturas mais veementes com relação a este tema.

Basta lembrar que um dos assuntos mais comentados antes do início das olimpíadas de Pequim, um dos fatores que mais preocupava a organização dos jogos era o efeito da poluição da cidade sobre os atletas de esportes ao ar livre, principalmente a marcha atlética e a maratona, que exigem mais dos competidores.

E não foi sem fundamento esta preocupação. Na marcha alguns atletas sequer chegaram ao final da prova, desistindo ou desmaiando pelo caminho. Na maratona, corredores como os nossos Marilson e Franck Caldeira nem conseguiram chegar ao final, mesmo tendo se preparado em ambientes tão inóspitos quanto Beijin.

Por isso não posso deixar de abrir um pequeno espaço neste blog para falar de uma notícia que chamou muito a minha atenção relacionado com o tema do meio ambiente. Saiu em muitos jornais e revistas de grande circulação do país e na internet, nos principais sites.

Uma grande mancha, que pode ser vista por quem viaja de avião, foi encontrada no pacífico, a 2 mil km do Havaí. É o maior depósito de lixo marinho já visto em todo o planeta. São 3 milhões de toneladas de dejetos, representados por pedaços de plástico, restos de redes de pesca, roupas, garrafas e uma infinidade de outros detritos produzidos pelo homem, jogados indiscriminadamente no mar ou nas areais das praias, recolhidos depois pelas correntes marítimas.

É isso mesmo. Não é apenas a destruição das florestas e dos rios de água doce que afeta o planeta. O mar também pede socorro. A cada canudinho de refrigerante, copo plástico, garrafas peti jogados na praia alimentamos esta imensa ilha de detritos. Se pensarmos coletivamente, imagine cada um dos bilhões de habitantes do planeta jogando um lixo deste. Não é de se surpreender que isto tenha acontecido.

Precisamos parar de tratar o planeta como um grande depósito e pensarmos nela como um ser vivo, que precisa de nosso cuidado e nossa atenção para não morrer e levar-nos juntos com ela.  

Nenhum comentário: