sexta-feira, 15 de agosto de 2008

CORRER ATRASA EFEITOS DO ENVELHECIMENTO

E aí, corredor ?!

Um estudo realizado nos EUA constatou que correr com frequência pode retardar os efeitos do envelhecimento.

Os pesquisadores da Stanford Medical Center fizeram uma pesquisa onde analisaram 500 idosos de 50 anos que tinham o hábito de correr, e, depois de 19 anos de análises, comparou a saúde e o bem-estar físico desses participantes com um grupo similar de não-corredores. O resultado foi até surpreendente: 34% dos idosos que não corriam haviam morrido enquanto entre os que corriam com frequência este índice foi de 15%.

E mais: o estudo revela que ambos os grupos passaram a ter mais deficiências físicas com o passar dos anos, mas o início destas deficiências começou 16 anos mais tarde para aqueles que tinham o hábito de correr.

No início da pesquisa, em 1984, os idosos do grupo de corredores corriam cerca de 4 horas por semana. Depois de 21 anos, este tempo foi diminuído para 76 minutos semanais. Mesmo com esta redução, eles puderam sentir os benefícios da prática do exercício. Além de diminuir o batimento cardíaco e as mortes relacionadas com problemas arteriais, correr habitualmente possibilitou a redução no número de mortes prematuras causadas por doenças neurológicas, câncer e infecções.

Também foram analisados os possíveis danos, como problemas nos ossos ou nas juntas, que a corrida poderia causar nos idosos. Não foram encontrados indícios, no entanto, de que os corredores sofriam mais com osteoporose ou problemas no joelho do que os não corredores.

James Fries, principal autor do estudo, afirmou que os benefícios do hábito da corrida "são maiores do que o esperado". Fries ainda ressalta: "se você precisa escolher uma coisa para fazer as pessoas ficarem mais saudáveis enquanto envelhecem, escolha o exercício aeróbico".

O estudo foi publicado na revista científica Archives of Internal Medicine.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: