quarta-feira, 30 de julho de 2008

PRIMEIRA CORRIDA

E aí, corredor ?!

Tensão, ansiedade, dúvida, um certo medo e frio na barriga marcam a disputa de uma primeira prova de qualquer corredor iniciante. A gente nunca sabe se está realmente preparado e fica logo com receio de "fazer feio".

Mas o primeiro grande passo dado, na verdade, é a decisão de se inscrever, enfrentando todos estas dúvidas e receios. Tomada a decisão, é só se preparar e trabalhar com a ansiedade. Chegando o grande dia tudo isso é substituído pela adrenalina proporcionada pela festa que a gente presencia.

Todas as corridas que fui são assim para mim: uma festa. Gente das mais diversas idades e tipos físicos. Uma boa centena de pessoas que acordaram cedo, já que as corridas geralmente começam bem cedo, para estar ali, praticando um exercício. A gente nem imagina como tem gente que gosta do esporte.

E está todo mundo lá, conversando, correndo, se aquecendo, alongando, dançando com a música que toca. Alguns já concentrados, esperando a largada no local reservado. Famílias prestigiando seus parentes. E em todos os rostos estampado um sorriso, mostrando o quanto faz bem uma competição de corrida.

A primeira prova de um corredor exige alguns cuidados para que ele não seja surpreendid. Um aquecimento leve, um alongamento básico, hidratação e concentração são só alguns cuidados a serem tomados.

O primeiro passo é escolher uma prova na qual você esteja realmente preparado para correr. Sinceramente, não existe frustração maior do que entrar numa primeira corrida ou em qualquer corrida e não conseguir terminá-la. Para quem está começando, o melhor é escolher uma prova de 5 km ou 10 km no máximo.

A roupa é outro item fundamental. Camisa de tecido leve, de preferência feita de um material que possibilite uma boa troca de calor. O short tem que ser do tipo que evite o atrito entre as coxas para você não chegar assado no final. Já vi gente até sangrar só com o "roça-roça" ocasionado pelo contato da parte interna das coxas durante as passadas. 

Agora o item mais fundamental do vestuário: o tênis. Se você quer se dedicar às corridas não abdique de gastar um pouco mais e comprar pelo menos um calçado próprio para a prática. Recomendo tênis com amortecimento total, que segure o impacto das passadas no asfalto. Isso previne contusões e, consequentemente, uma aposentadoria precoce.

A alimentação antes da prova também exige cuidados. Alimentos com muita gordura e lactose não são recomendados, bem como frutas ácidas como laranja, abacaxi. Estes alimentos dificultam a digestão e podem causar desconforto gástrico. Antes da prova, prefira alimentos mais leves como pães e cereais.

Não descuide da hidratação. beber mais água para hidratar e preparar as células e recomendado, algo mais do que os 2 litros habituais. No dia da prova é indicado beber 200 ml antes da largada e repor nos postos existentes no percurso.

Imprima o seu ritmo durante a prova. Já vou logo dizendo que isto não é nem um pouco fácil, por que a quantidade de gente correndo é tanta que fica difícil estabelecer uma passada regular. Na largada, o ideal é que o iniciante se coloque mais atrás do pelotão, já que na frente geralmente estão os mais preparados e têm um ritmo melhor. 

E o melhor ritmo é aquele que tem uma intensidade confortável para você, sem muito sofrimento. Lembre-se: o importante e completar a prova sem parar de correr. Depois, com o tempo e já habituado e condicionado você se preocupa em "fazer" tempo, ou seja, diminuir a sua duração de prova.

Aí é só "correr para o abraço", chegando ao final da prova realizado e feliz, com corpo e mente em harmonia, comemorando com o kit de reposição que é geralmente oferecido pela organização da prova ao final. Tenho certeza que, depois de uma primeira competição, você não vai mais querer parar de correr.

Fontes de pesquisa: Nirley Normanha, preparador físico e atleta da Equipe X, e Revista O2.  

Nenhum comentário: